A saga do Boca Juniors na Bolívia e os alertas ao Fortaleza na Copa Sul-Americana

A delegação argentina irá para o jogo contra o Real Potosí-BOL em 10 veículos 4x4

Legenda: A delegação do Boca Juniors-ARG fez uma viagem terrestre com ônibus e veículo 4x4
Foto: divulgação / Boca Juniors

A Copa Sul-Americana de 2024 começa para o Fortaleza nesta quarta-feira (3), no confronto com o Sportivo Trinidense-PAR, às 21h, fora de casa. Um jogo chave no Grupo D, que tem ainda Boca Juniors-ARG e Real Potosí-BOL. E os primeiros alertas foram emitidos antes de entrar em campo.

Antes, vale ressaltar que o rival paraguaio é o mais acessível do chaveamento. No “grupo da morte”, vencer o Sportivo Trinidense-PAR é fundamental para o Fortaleza sonhar com uma classificação, uma vez que tem pela frente um gigante e multicampeão da Argentina e a alta altitude da Bolívia.

Alerta 1 - Viagem do Boca Juniors para a Bolívia

A partida entre Boca Juniors-ARG e Real Potosí-BOL, nesta quarta (3), será realizada no estádio Nacional, com quase 3.900 metros do nível do mar. Nessas condições, com ar rarefeito, há um impacto no desempenho dos atletas, sendo um fator muito benéfico para a instituição boliviana.

Deste modo, a estratégia do Boca foi poupar basicamente todos os titulares. Do elenco principal, 12 jogadores não viajaram. E o detalhe: a delegação vai viajar até o local do jogo com 10 veículos 4x4.

A informação foi divulgada pelo jornal argentino Olé. Como Potosí não tem aeroporto, o grupo viajou de avião para uma cidade próxima e, às vésperas da partida, encara a viagem terrestre de 158 km. A escolha por substituir o ônibus foi pela segurança: no domingo (31), um acidente ocorreu no trajeto com um ônibus que resultou em 36 pessoas machucadas, acumulando quatro óbitos.

Logo, é nítido que a partida em solo boliviano será um grande desafio para o Fortaleza e também servirá como parâmetro de disputa do Nacional de Potosí-BOL, que deve vencer os jogos em casa.

Alerta 2 - Dificuldade dos brasileiros

Imagem dos jogadores de Flamengo e Millionarios
Legenda: Flamengo durante estreia na Libertadores 2024
Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Com mais investimento, o futebol brasileiro consolidou uma hegemonia recente no cenário sul-americano. Assim, os representantes do país surgem como favoritos, mas esse cenário precisa ser apresentado em campo. As rodadas iniciais da Sul-Americana e Libertadores servem de alerta.

Na Sula, por exemplo, apenas o Athletico-PR venceu na estreia, superando o Sportivo Ameliano-PAR por 4 a 0. Os demais empataram: Belgrano-ARG 0x0 Internacional e Racing-URU 1x1 Corinthians.

Pela Liberta, o Flamengo empatou com o Millonarios-COL em 1 a 1, enquanto o The Strongest-BOL venceu o Grêmio por 2 a 0. Deste modo, é evidente que ser o favorito não significa obter o resultado. Contra o Sportivo Trinidense-PAR, o Fortaleza deve encarar a partida com foco e responsabilidade.