Um novo Governo

Escrito por Marcus Vinicius Rodrigues ,

As eleições para a direção do Senado e da Câmara evidenciaram um vitorioso, o Presidente Bolsonaro. As polarizações morreram. Para 2022, Ciro e Lula perderam espaço, Doria e Maia derreteram suas forças políticas, Huck não é consistente, outra opção solo não teria sustentáculo partidário. E mais, muitas foram as lideranças regionais que foram cooptadas e preferiram ficar com o Centrão, apoiado por Bolsonaro.

A lua de mel entre Centrão e o Presidente Bolsonaro pode durar até 2022. Reformas administrativa e tributária, enfrentamento ao Judiciário, questionamentos a equivocadas gestões na economia e na educação, esperam-se que sejam as novas bandeiras desse “Novo Governo”.

Mudou-se o conceito e as práticas e tem-se um “novo normal”: Executivo ganhou força, dirigentes do Congresso fortalecidos, partidos fracionados, problemas regionalizados e as negociações deixaram de ser individuais. O presidencialismo de coalizão voltou! Uma brasilidade, um blend de presidencialismo, federalismo, coalizões multipartidárias.

Apoiado por Lira e Pacheco, o inimigo do Governo Bolsonaro será somente um: a pandemia. Que deve ser vencida nos próximos meses. 

Caso não ocorra um tsunami de grandes proporções no Brasil, mesmo com pequenos conflitos entre o Executivo e o Congresso, dificilmente a reeleição do Presidente Bolsonaro em 2022 será impedida. 

O erro faz parte de qualquer processo, permanecer nele, não. O Capitão sabe disso! Mesmo assim é preciso lembrar que nesse “Novo Governo” é preciso assessorias e gestões competentes e éticas, um plano de desenvolvimento ampliado para o setor industrial e muita lealdade aos reais apoiadores. Palpiteiros ideológicos, radicalismos e liberalismo econômico inconsequente não podem mais fazer parte desse contexto. Agora, Capitão, depende de você e de sua caneta Bic: um novo momento, com novas práticas e ações.

Marcus Vinicius Rodrigues 
Membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração

Jornalista
Gilson Barbosa
08 de Maio de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
05 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
03 de Maio de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
02 de Maio de 2024