Investimento de US$ 5,4 bi: Ceará anuncia hub para se tornar protagonista global em hidrogênio verde

Programa inclui a implementação de uma usina do combustível considerado limpo e que deve movimentar a indústria, geração de energia e o setor de transportes

Escrito por Ingrid Coelho ,
Porto Pecém
Legenda: Ceará deve se tornar hub de energias renováveis, o que deve potencializar a economia do Estado
Foto: Carlos Marlon

O Governo do Ceará lançou na manhã desta sexta-feira (19) o hub de hidrogênio verde do Estado, programa de energia limpa que inclui a construção de uma usina no Porto do Pecém. Para a implementação da planta de produção do combustível limpo, apontado como a energia do 'futuro', serão investidos US$ 5,4 bilhões pela empresa australiana Enegix Energy.

A usina é uma das principais apostas do executivo estadual para impulsionar a economia cearense nos próximos anos.

"Momento histórico para a economia", diz Camilo

Reunião Camilo
Legenda: Autoridades assinaram hoje acordo para o hub de hidrogênio verde
Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará

"É a única energia verde renovável que pode ser transportada. Nós podemos exportar essa energia para o mundo inteiro", pontuou Camilo Santana durante o anúncio do projeto. "Nós estamos aqui dando um pontapé inicial em um momento que eu considero histórico para o Ceará", afirmou o governador.

Veja também

Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento com a empresa australiana que fará a implementação da usina de hidrogênio verde no Ceará. Também estiveram presentes durante a assinatura o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado (Sedet), Maia Júnior; o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque.

"Temos o que há de melhor em energia", afirma Ricardo Cavalcante

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, também considera que se trata de um momento histórico para o Ceará. "Temos o que há de melhor no mundo em energia, com a complementaridade da energia solar e eólica. Isso nos faz imbatíveis no mundo em produção de energia. O Ceará, com toda essa capacidade, poderá se tornar um grande produtor mundial de hidrogênio verde", destacou.

Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, afirmou que o hidrogênio verde "é um elemento que se soma aos nossos potenciais naturais para criar riqueza. É um projeto de futuro do desenvolvimento do Ceará. Tudo isso foi construído com diálogo, com a participação de todos".

Cândido Albuquerque, reitor da UFC, frisou que a iniciativa é inédita. "O momento para o Ceará significa que, ao contrário de esperar que outros países produzam para que nós importemos, estamos criando, inovando E empreendendo. Isso é essencial", arrematou.

Conforme projeções de especialistas, o Ceará deve ser o maior produtor de hidrogênio verde do País e também o principal exportador para a Europa, transferindo o produto através do Porto do Pecém, com destino ao Porto de Roterdã, na Holanda.

Potencial do hidrogênio verde

A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) projeta até 2025 que 6% do consumo final de energia global esteja associado ao hidrogênio.

O hidrogênio verde representa uma das soluções energéticas mais promissoras, acessíveis e sustentáveis para reduzir as emissões de gás carbônico. 

E para alcançar a neutralidade climática proposta para 2050, a descarbonização de indústrias que dependem do uso de combustíveis fósseis será preponderante.

Legenda: Hidrogênio verde produzido no Estado deverá ser exportado pelo Porto do Pecém para a Europa

O que é o hidrogênio verde?

Hidrogênio verde é o hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, sem a emissão de carbono. Diferentemente dos combustíveis fósseis, o aproveitamento energético do hidrogênio raramente se dá por sua combustão, e sim por meio de uma transformação eletroquímica, realizada em células conhecidas como "células a combustível".

O oxigênio presente na atmosfera se combina com o hidrogênio, produzindo energia elétrica e água. Assim, a geração de energia por meio de células a combustível em si não causa danos ao meio ambiente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados