Dia do Comerciário vai ser feriado? Entenda como funciona a data

Empresas ligadas ao comércio que abrirem na data acordada estarão sujeitas a pagar multa

Escrito por Redação ,
Transeuntes em shopping de Fortaleza. Alguns utilizam máscara de proteção contra a Covid-19.
Legenda: Empresas que desrespeitam o "feriado" do Dia do Comerciário e abrem, estão sujeitas a pagar multa.
Foto: Kid Jr/SVM

O Dia do Comerciário é celebrado, no Brasil, em 30 de outubro. Mas, como a data da comemoração é definida em acordos coletivos de trabalho, não só é comum ter dúvidas sobre o dia real como, também, para quem vale o "feriado".

A data que celebra a categoria é definida por cada estado e conforme as convenções coletivas de trabalho de cada setor do comércio, o que significa que ela pode variar bastante. 

Segundo o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio e Pindoretama, a celebração, neste ano, vai ser dividida em dois momentos: os trabalhadores de Fortaleza, Aquiraz e Eusébio vão folgar na próxima segunda-feira (26), enquanto os de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, no dia 26 de outubro.

Veja também

Multa

Em nota divulgada no site do sindicato, o presidente da entidade, Sebastião Costa, afirma que, nessas datas, as empresas do setor de comércio estarão proibidas de funcionar, com exceção das que são consideradas "essenciais".

Quem desrespeitar o "feriado" do Dia do Comerciário estará sujeito à multa, que equivale ao piso da categoria e é convertida a cada trabalhador prejudicado.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados