premiado no exterior

Estudante cearense leva ouro em evento científico no México

Único representante do Brasil, Vitor Sampaio se destacou entre 42 participantes em evento no México. Agora, jovem teme em não participar da Expo-Sciences Internacional, que será aqui em Fortaleza

14:15 · 29.07.2017 / atualizado às 18:12
Vitor Hugo Sampaio
Vitor em sua primeira conquista: 2° lugar em Engenharias - Expo Nacional MILSET Brasil

Desde 2016, o estudante de engenharia ambiental Vitor Hugo Sampaio vem colhendo frutos por sua pesquisa intitulada "Aperfeiçoamento do Sistema de Avaliação de Dados Ambientais Coletados por Plataforma de Coleta de Dados: Qualidade e Precisão no Formento à Pesquisa e Estudos de Tempo e Clima", o qual é um programa de computador que visa otimizar o processo de verificação dos dados da rede de Estações Meteorológicas Automáticas da Funceme, onde é estagiário. 

A primeira conquista foi na Expo Nacional MILSET Brasil com a segunda posição em Engenharia e, logo depois, conseguiu o 2º lugar geral na InfoMatrix Brasil 2016. Esses dois eventos abriram os caminhos para poder participar do XVII Exporecerca Jove 2017, em Barcelona, do VENCES 2017, em Guadalajara, e do Expo-Sciences Internacional 2017 que será em agosto aqui em Fortaleza. No entanto, ele se deparou com um obstáculo financeiro pelo caminho.

Ele apresentou o trabalho no mês de abril em Barcelona e conseguiu arrecadar parte do dinheiro para sua viagem ao México, a qual retornou na última semana. Inclusive, foi o único brasileiro presente na feira e teve destaque entre os 42 inscritos, conquistando o 1º lugar. Ele só não levou a medalha para casa porque teve de voltar para Fortaleza mais cedo. O resultado ficou sabendo por uma foto enviada por mensagem de celular durante sua conexão em Houston.

Durante a sua passagem pelo México, Vitor teve oportunidade de fazer visitas técnicas, como ao Centro de Design da Intel, e ainda participou de um programa de rádio local, o Fibra Óptica, para comentar sobre a sua pesquisa. "Falei sobre o projeto desenvolvimento na Funceme, a experiência de participar do VENCES e agradecer todo o apoio e suporte da Funceme, Funcap, IFCE, MAX Personal Teachers, familiares e amigos", destaca.

Inscrição pendente

Para a BRASCON 2017, realizada em março na University of Southern California (USC), para a qual submeteu o seu trabalho e foi aceito, infelizmente não conseguiu juntar o dinheiro necessário para viajar e, para o evento que será aqui em Fortaleza, vê-se diante da mesma realidade. A inscrição custa US$ 380 para a Expo-Sciences Internacional 2017, valor que ele não tem. O seu prazo está acabando e ele tem até esta semana para pagar essa quantia. 
 
Quem quiser ajudar, o seu telefone é (85) 999359546 e o seu e-mail é vitorsampaio.engambiental@gmail.com.