Volte a imaginar

"Imagine: The Ultimate Collection" ilumina os bastidores da produção e a mensagem construída por John Lennon ao longo do álbum homônimo de 1971

Escrito por Antonio Laudenir , antonio.laudenir@diariodonordeste.com.br
Legenda: John Lennon e Yoko Ono: junto, o casal idealizou o projeto de Imagine, que além do disco inclui um filme conceitual e um documentário. Agora, a multiartista assina a curadoria da caixa "Imagine - The Ultimate Collection"

Quatro tiros encerraram a vida de um homem quando ele tentava entrar em casa. Atacado pelas costas, a vítima de 40 anos estava na companhia da esposa no momento do crime. Três das cápsulas calibre 38 atravessaram o corpo do sujeito de óculos redondos e uma conseguiu explodir uma artéria. Sangrou durante minutos na calçada do prédio onde morava e foi dado como morto já no hospital.

Julho de 1971. Nove anos antes da tragédia descrita acima, John Lennon encerrava as sessões de gravação de "Imagine", canção escolhida para nomear o segundo disco solo.

Ao lado de Yoko Ono, o britânico arregimentou um grupo de experientes músicos para construir uma das mensagens mais contundentes da carreira até então: o debate sobre um mundo sem fronteiras e mais justo. Sucessor do confessional "Plastic Ono Band" (1970), o registro representou a ruptura no universo de um realizador disposto a superar o passado.

A caixa "Imagine: The Ultimate Collection" recupera estes bastidores para desvendar uma era de profundas mudanças no comportamento e na cultura pop - e consegue, ao vasculhar a memória de quem testemunhou ou esteve envolvido diretamente na concepção daquela obra.

Para atingir a missão, a coleção chega ao mercado com 15 horas de áudio. São quatro CDs (com 61 faixas), dois Blu-Rays contendo 133 músicas e os filmes "Imagine" e "Give Me Some Truth". Com encadernação de luxo, um livro de 120 páginas completa a empreitada.

O relançamento pode ser encontrado em versões mais modestas. "Imagine: The Ultimate Mixes" oferta os formatos simples e duplo para CD e LP. Com 25 faixas, os modelos em vinil preto e transparente ainda contam com pôsteres e cards de divulgação da época. O box detalha a evolução musical de Lennon, o método de criação e uma leitura explícita dos acontecimentos daquele tempo.

Além do tema título, o público tem acesso ao processo artístico de clássicos do ex-Beatle, como "Jealous Guy", "Give Me Some Truth", "Oh My Love", "Oh Yoko" e a furiosa "How Do You Sleep?".

Outra novidade são os singles "Do The Oz" , "Power to the People" e "Happy Xmas (War Is Over)". A demo de "Imagine" mostra a performance crua ao piano, gravada no quarto do inglês. Cada etapa criativa é esmiuçada e emolduram um criador repleto de contradições, cercado de amigos e disposto a prosperar na costura das músicas.

Testemunha

A curadoria e direção criativa de "Imagine: The Ultimate Collection" foi assinada por Yoko Ono. Sobre o livro "Imagine John Yoko", a multiartista destaca no texto de apresentação o quanto a obra é fundamental para contar essa história.

"Muito tem sido escrito sobre a criação da música, o álbum e o filme de 'Imagine', principalmente por pessoas que não estavam lá", pontua Ono. "Estou muito feliz e grata que agora, pela primeira vez, muitos dos participantes gentilmente deram seu tempo para 'me dar alguma verdade' em suas próprias palavras e imagens", reflete.

Durante e após a gravação do álbum, o casal filmou todos os procedimentos em casa e nos estúdios localizados em Londres e Nova Iorque. Com os registros, criaram o filme conceitual "Imagine", editado com as trilhas sonoras dos álbuns individuais "Imagine" (Lennon) e "FLY" (Ono). As imagens restantes também foram editadas para se tornarem o documentário vencedor do Grammy "Gimme Some Truth". Ambos foram restaurados e remasterizados a partir de negativos originais.

"Imagine: The Ultimate Collection" celebra o aniversário do cantor, que teria completado 78 anos em 9 de outubro. O conjunto ganha extrema relevância ao evidenciar a importância de Yoko Ono na concepção de "Imagine", e por reverberar o quanto a mensagem pacifista de Lennon segue cada vez mais carente de reflexão.

O "sonhador" foi covardemente abatido por um lunático repleto de fúria. É duro perceber o quanto, até hoje, fãs convictos e declarados do astro aprenderam pouco ou nada com tal drama.

Assuntos Relacionados