Para sempre, Van Gogh

Famosa obra do pintor holandês é reproduzida pelo artista cearense Sergei Castro, na Casa Cor Ceará 2018. O talento de Van Gogh também tem sido inspiração para diversos projetos de arte, moda e audiovisual no mundo

Escrito por Tuanny Feijó , tuanny.feijo@diariodonordeste.com.br

Considerado um dos principais representantes da pintura pós-impressionista, o holandês Vincent Willem Van Gogh viveu o mundo intensamente, marcado pelos tormentos de sua saúde mental. Uma das suas obras mais conhecidas, "O quarto de Ales", que conta com uma série de três quadros pintados em uma pensão na qual morava, foi a inspiração de outro artista, o cearense Sergei Castro. Ele recriou todo o conceito do famoso cenário na Casa Cor Ceará 2018, que acontece até o próximo dia 23.

Participante da mostra desde a primeira edição, em 1989, o desenhista, pintor, gravador e designer decidiu exibir, nesta vigésima participação, algo que transparecesse a sua arte. "Neste ano, eu não queria fazer um espaço de decoração. Gostaria de fazer uma homenagem a um artista. O meu predileto é o Van Gogh, por todo o amor que ele tinha pela arte", conta.

Elaborado de forma mais fiel possível, o espaço destinado ao holandês não tem como passar despercebido. Com as cores fortemente contrastantes, uma característica do pintor, o ambiente proporciona a sensação de entrar na obra e transmite o visitante para o mundo do artista holandês.

A escolha de qual pintura seria recriada, em meio a tantas obras-primas, foi um desejo pessoal de Sergei. "Para mim, esse quadro representa toda a solidão e angústia do pintor. Eu sempre gostei muito dessa pintura. Só poderia ser ela", comenta, demonstrando sua paixão pelo trabalho de Vicent. "A noite Estrelada", outra obra de Van Gogh, também pode ser encontrada de uma forma mais discreta no teto do local.

A concepção do tão famoso quarto contou com ajuda coletiva. "Foi difícil conseguir todos os objetos parecidos, quase ninguém tinha. Tudo que tem é um objeto de alguém". O resultado revela todo o desejo do cearense, que tinha a vontade de divulgar a arte do pintor holandês. "Fiz exatamente o que eu queria fazer. Foi o melhor espaço que já fiz. Na vida, eu não quero ser lembrado apenas como decorador, mas como artista plástico, que é o que eu faço desde criança", diz.

Curiosidade

Além do público que visita o espaço diariamente, o artista cearense conta que até mesmo quem trabalha no evento visita o lugar. Os olhos curiosos para a exposição é uma realidade. "Isso é maravilhoso porque acabou se tornando algo didático. Quem não sabia quem era Van Gogh, agora o conheceu", conta. "Sempre quis ser o que sou hoje. Se morresse hoje, agora, iria tranquilo", explica, com orgulho.

Os mais sortudos podem até ver o próprio Sergei produzindo novos trabalhos e artes no espaço, que tem um lado reservado à criação das obras. Não há dias nem horários definidos. A iniciativa, por ser uma proposta efêmera, findará com a Casa Cor 2018.

Mundo pop

Assim como inspirou Sergei de Castro, Vincent é personagem central em diversos projetos no mundo. A parceria entre o Van Gogh Museum, em Amsterdam, na Holanda, e a Vans, famosa marca de tênis, resultou em calçados, vestuários e acessórios com obras-primas estampadas. Uma parte dos lucros da coleção é dedicada à preservação do legado do artista, com intuito de manter seu trabalho acessível para as futuras gerações.

Em um filme totalmente feito por meio de pinturas, a Netflix lançou em 2017 "Com amor, Van Gogh". Dirigido pela polonesa Dorota Kobiela e pelo britânico Hugh Welchman, o processo levou seis anos para ficar pronto e contou com a participação de 125 artistas, que pintaram mais de 65 mil quadros. A obra retrata o que acontece após um ano do suicídio do artista, com uma carta encontrada e enviada a Theo, irmão de Vincent. É realizada uma investigação, no intuito de decifrar se Van Gogh realmente se matou.

Já em "Doctor Who", um episódio emocionante de 2010 facilmente provocou lágrimas nos telespectadores. A série britânica conta a história do alienígena que explora o universo em sua máquina do tempo. Em um dos episódios, Van Gogh visita o museu d'Orsay, em Paris, e se emociona ao descobrir o sucesso póstumo, algo inalcançável em vida. Ver o artista, mesmo na ficção, compreendendo todo o seu sucesso e reconhecimento, acalenta o coração dos fãs.

Serviço

Casa Cor 2018

Até 23 de outubro, na Rua Visconde de Mauá, 950. De terça a sábado, das 17h às 22h. Domingos e feriados, das 16h às 21h. Ingresso: R$48 / meia R$24. Fone: 3261.3533

Legenda: Doctor Who - No episódio "Vincent e o Doutor" (2010) escrito por Richard Curtis, o Doutor (interpretado pelo ator Matt Smith) viaja no tempo e leva ninguém menos que Vicent Van Gogh (Tony Curran) para visitar o museu d'Orsay, em Paris e vivenciar o sucesso de sua obra. A cena é emocionante.

Legenda: Com amor, Van Gogh - Disponível na Netflix, a animação segue o estilo do adorado pintor holandês e é o primeiro filme a ser produzido completamente com pinturas. Os últimos dias angustiantes de Vincent van Gogh são narrados, um ano após a sua morte, a partir de uma carta encontrada por Armand Roulin (foto).

Legenda: Vans - As obras impressionistas de Vincent foram inspiração de recente coleção da Vans, em parceria com o Museu Van Gogh, em Amsterdam. A marca de street wear selecionou seis entre mais de 2 mil quadros do artista, entre eles "Vaso com Doze Girassóis" e "Vinha Velha com Mulher Camponesa"

 

Assuntos Relacionados