Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par Em Par realiza oficina de figurino

Com uma turma de mulheres do bairro Vicente Pinzón, evento ofereceu formação que discute o papel da roupa em cena

Escrito por Tuanny Feijó ,
Legenda: Um dos figurinos desenvolvidos na oficina, para o espetáculo "Lança", dos coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP), com bailarinos dos bairros Bom Jardim e Centro
Foto: TIAGO LOPES

Além dos espetáculos de companhias locais, nacionais e internacionais, a programação da VI Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par - que teve início na última sexta (19) - conta com o projeto "Trajetos em Cena", cujo objetivo é levar jovens e adultos para o mundo das artes cênicas, sendo nos palcos ou na produção dos bastidores.

Entre os laboratórios realizados pela iniciativa, atualmente em sua 3ª edição, está a oficina de figurinos, responsável pela criação do vestuário nos espetáculos "Sagração da Primavera" e "Lança", a serem apresentados nesta semana.

As aulas foram realizadas entre os meses de julho e outubro, no espaço da Associação Arte e Costura, localizada no bairro Vicente Pinzón. A turma incluía 25 mulheres da comunidade e foi orientada pela designer de moda Marina Carleial. Todo o processo de criação foi desenvolvido pela profissional junto com as alunas.

"Minha abordagem tem etapas expositivas, debates e discussões. Nos primeiros dias discutimos o que é figurino e o que as alunas tinham para falar sobre isso", explica Marina. "Levei referências e trabalhos que já tinha executado, depois foquei na concepção e confecção dos figurinos".

Uma das participantes foi a artesã Sheila Rodrigues, que viu no projeto uma oportunidade de especialização. "Foi um aprendizado muito grande. Desconstruímos a visão que tínhamos sobre figurino", diz.

Cada espetáculo contou com um estilo diferente de criação. "No 'Sagração da Primavera' fomos assistir aos ensaios. Trabalhamos com peças usadas, porque eles tinham a ideia de representar ruína, degradação. Já com 'Lança' desenhamos os modelos e usamos peças que precisavam ser reformuladas", explica Marina.

A idealização das roupas foi coletiva, com inspiração oriunda de diferentes setores do espetáculo. "Nos debruçamos sobre o roteiro e a sinopse. Tivemos acessos às ideias dos próprios coreógrafos, por meio de imagens e conceito de textos".

Além do figurino, o "Trajeto em Cena" contou com ateliê de criação, iluminação cênica e sonotécnica. No total, 125 participantes de diversos bairros de Fortaleza tiveram a oportunidade de vivenciar os processos de aprendizagem.

 

Serviço:

Espetáculo "Sagração da primavera"

Nesta segunda (22), às 18h, em pacatuba (ce)

Espetáculo "Lança"

Dias 24/10, em fortaleza (ccbj); e 26/10, às 19h, em trairi. Gratuito.

Programação no site da Bienal

Assuntos Relacionados