SDE destaca potencial do Polo Moveleiro de Marco

Escrito por Redação ,
Legenda: Atualmente, as empresas do Polo Moveleiro de Marco geram cerca de 1.800 empregos diretos e 6 mil indiretos
Foto: FOTO: MANOEL LIMA

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) visitaram na última quarta-feira (22) o Polo Moveleiro de Marco, região norte do Ceará. O titular da SDE, Cesar Ribeiro, o secretário executivo, Alexandre Adolfo Alves Neto, o assessor executivo, Felipe Rocha, e a diretora de Atração de Investimentos da Adece, Beatriz Bezerra, estiveram em três das 28 indústrias que compõem o polo (Ruah, Kirius e Domarco Estofados).

Na oportunidade, eles foram recepcionados pelo prefeito de Marco, Roger Aguiar, e também por empresários do setor de móveis que representam a Fabricantes Associados do Marco (Fama). Juntas, as empresas moveleiras, que atuam em várias modalidades decorativas, são geradoras de cerca de 1.800 empregos diretos e 6 mil indiretos, sendo importantes impulsionadoras do desenvolvimento econômico e social da região. Durante a visita, a Fama apresentou à SDE o projeto da Expofama, evento que vai acontecer de 18 a 21 de abril de 2018 no próprio município de Marco para receber compradores de móveis do mercado nacional.

Modelo

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, destacou que o Polo Moveleiro de Marco é um exemplo para o Estado. "Fiquei impressionado com a qualidade dos produtos, organização da produção, com o potencial de geração de emprego e com a parceria que as empresas fazem com as escolas profissionalizantes de Marco", afirmou o secretário.

Segundo ele, o papel da SDE é apoiar e fomentar o setor para que cresça cada vez mais gerando riquezas para os cearenses daquela região.

Novos mercados

A administração local tem como um dos objetivos atrair novos mercados para o polo moveleiro, considerado um dos mais importantes do Nordeste. O prefeito anunciou no último mês de julho diversos projetos de requalificação de equipamentos públicos do Município, como escolas e praças.

A ideia, segundo a prefeitura, é que as obras representem um incentivo econômico para os negócios locais.

Isso porque o mobiliário urbano deverá ser produzido por empresas instaladas no polo moveleiro de Marco. O objetivo da prefeitura é tornar os equipamentos uma vitrine de produtos que serão ofertados para outros municípios da região norte do Estado.

Outros projetos

Além do Polo Moveleiro de Marco, o Governo do Ceará vem impulsionando e fomentado outros projetos no Interior, como o Polo Químico de Guaiúba; o Polo Metalmecânico do Vale do Jaguaribe, em Tabuleiro; o Polo da Saúde, no Eusébio; Distrito Industrial do Cariri; e Distrito Empreendedor, em Crateús.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.