Seis meses após inauguração de hub, número de visitantes estrangeiros salta no Ceará

De acordo com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), 70% dos turistas estrangeiros que passam pelo hub ficam no Ceará. O incremento de turistas estrangeiros que chegam pelo Aeroporto de Fortaleza já supera 125 mil em relação a igual período de 2017

Escrito por Hugo Renan do Nascimento , hugo.renan@diariodonordeste.com.br

Os seis primeiros meses do centro de conexões da Air France-KLM e Gol em Fortaleza, completados neste sábado (3), já trazem resultados satisfatórios para setores ligados ao turismo e serviços. Embora a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) ainda não tenha o balanço completo do período, já existem dados que mostram o impacto positivo do hub para o Ceará. Considerando apenas o acumulado de maio a setembro deste ano, o Estado recebeu mais de 125 mil estrangeiros, uma alta de quase 65% ante igual período de 2017. Além disso, quase 1 milhão de passageiros passaram pelo hub de Fortaleza nos voos do grupo franco-holandês em conjunto com a Gol. 

“O hub é uma vitória para o destino Ceará. Nós abrimos a porta do Estado e hoje somos a entrada para o Norte e Nordeste do Brasil em um momento em que o Rio de Janeiro passa por uma grande reflexão de seu turismo interno e externo. É uma vitória que será mensurada através dos anos. Estamos conseguindo vender bem o destino lá fora. A operação é vitoriosa, as operadoras estão vendendo bem o Ceará. Além disso, 70% dos turistas estrangeiros que passam pelo hub ficam no Estado”, diz o titular da Setur, Arialdo Pinho.

“Nós já estamos vendo um número maior de turistas internacionais em Fortaleza. Nós atendemos nas nossas casas do turista, nos últimos meses, 34 nacionalidades diferentes, o que mostra que já estamos iguais à época da Copa do Mundo e das Confederações. Sem dúvidas, os caminhos estão asfaltados para que a gente trabalhe cada vez mais e traga mais turistas”, opina o secretário de Turismo de Fortaleza (Setfor), Régis Medeiros.

Para Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha da Gol, foram seis meses de bons resultados.

“O Ceará e Fortaleza abraçaram a Gol e a Air France-KLM. Eu fiquei impressionado como Fortaleza está laranja (alusão à cor da companhia aérea). Isso nos deixa muito contentes neste momento e essa energia que a gente cria para fazermos coisas novas. Vamos lançar mais voos diretos e evitar que o público cearense tenha que circular muito para chegar ao destino final”. 

De acordo com Araújo, 40% dos passageiros da Gol que passam pelo Aeroporto de Fortaleza realizam alguma conexão. “Cada vez, mais o centro de conexões de Fortaleza vai pegando corpo. Nossa intenção, desde que as coisas evoluam bem, é lançar novos destinos internacionais e domésticos nos próximos meses e anos”, informa, sem no entanto, identificar as próximas cidades que devem compor os destinos dos bancos de conexão da empresa. 

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de maio a setembro deste ano, a Gol movimentou mais de 940 mil passageiros, uma elevação de 35,5% na comparação com igual período de 2017. “A gente mantém o nosso plano forte. A Gol é a única empresa no Ceará que tem alimentação de diversos destinos através do hub. Estamos muito confiantes com o nosso modelo”. 

O diretor também diz que, hoje, os principais destinos dos passageiros da Gol, com saídas da Capital cearense, são Recife, Salvador e Manaus. “São as três grandes praças que a gente conecta ao hub e que mais alimentam os voos para os Estados Unidos”. 

Voos internacionais

Araújo reforça que a o hub de Fortaleza mantém hoje uma malha internacional para quatro países: Argentina, França, Holanda, e, a partir deste domingo (4), Estados Unidos. “A expectativa para a estreia desses voos é muito boa. Esses voos fazem parte de um plano bem robusto que a gente lançou em parceria com a Air France-KLM”. 

Ele diz ainda que os brasileiros são a maioria dos clientes que utilizarão os voos para a Flórida (Miami e Orlando). “Mas o percentual de ponto de venda fora do Brasil dentro desses voos está acima do que a gente esperava. Isso aponta que Fortaleza é um destino muito procurado por pessoas que moram fora do Brasil”. 

Araújo ressalta também a importância da parceria com a companhia norte-americana Delta Airlines. “Alguns clientes vêm de outras cidades americanas para Fortaleza pela Flórida. Nós somos um grande parceiro da Delta que alimenta a malha deles de Miami e Orlando com voos de todos os Estados Unidos”. 

Sobre a alteração no número de frequências semanais para a Flórida, ele diz que a sazonalidade justifica a redução dos voos. “Sempre tentamos fazer isso, pois se formos muito abaixo do ideal, não teremos presença relevante. Se a gente for muito maior que o ideal, gera uma sobreoferta e acaba não tendo um resultado saudável. Para as operações do ano que vem, há uma redução de oferta. Nós queremos muito continuar com as operações diárias, mas vamos ver o que vai acontecer nos próximos meses”. No entanto, o diretor promete novidades para Fortaleza em breve. “Se as coisas forem bem, a gente vai ter boas notícias”.

Tarifas
De 10 trechos pesquisados na Anac, as tarifas entre o CE e PE, BA, MG, DF, RS e PA tiveram queda. Os trechos entre o Estado e o RN, SP, RJ e o AM tiveram alta. A média das passagens ficou em R$ 397,13 de janeiro a julho.

Base
A base operacional da Gol em Fortaleza é composta por 12 tripulações (12 comandantes, 12 copilotos, 12 chefes de cabine e 35 comissários). Até janeiro, a companhia chegará a 37 tripulações com um total de 583 colaboradores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados