Vila Galé planeja resort na Praia do Preá com até 350 quartos

Data para o início da obra ainda não foi fixada pelo grupo. As negociações, contudo, estão avançadas

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,
Legenda: A localidade na qual o grupo pretende construir o hotel fica a 12,3 quilômetros de Jericoacoara

A rede portuguesa Vila Galé pretende construir um resort na Praia do Preá, no município de Cruz, com cerca de 300 a 350 quartos em uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados (m²). "Nós já tivemos uma conversa com os proprietários do terreno e vamos confirmar a área. A conversa já está adiantada. Seria um resort com o padrão do que nós temos no Cumbuco. Ainda não temos a estimativa de investimento. Só depois dessa visita que eu terei uma expectativa disso", afirmou o presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, que visita a região hoje (21), juntamente com o secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho. A Praia do Preá está distante 12,3 quilômetros de Jericoacoara.

De acordo com ele, não há, por enquanto, uma previsão para o início das obras, mas o empreendimento seria construído em até 18 meses. "Quando as coisas se resolvem rápido, por parte do Estado, nós andamos muito rápido. Então, não sei quando as obras vão começar. O nosso projeto de obra nós fazemos rápido", acrescentou.

Segundo o executivo, as negociações para a construção do resort estão adiantadas. "Eu já tinha visitado o Preá e Jeri, mas desta vez vamos ver coisas muito concretas e decididas". Ele disse também que a primeira fase do empreendimento teria apenas o Vila Galé como investidor, mas adiantou que há interesse de outros investidores no resort.

Licenciamento

Jorge Rebelo também criticou duramente a burocracia da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), responsável pelos licenciamentos ambientais para a construção de empreendimentos no Ceará. "Nós já falamos com os proprietários, mas se a Semace atrapalhar, a gente vai para outro estado", enfatizou. "Eu diria que a Semace é uma força de bloqueio ao desenvolvimento do Estado. No Cumbuco, estamos com um projeto que não anda por conta da falta de agilidade da Semace. Estamos permanentemente com problemas", desabafou o presidente do Vila Galé.

Investimentos

O executivo confirmou que tem problemas para dar prosseguimento à expansão do resort da rede no Cumbuco.

"Tenho dois investidores interessados em ter um projeto no Cumbuco, mas nós sabemos que existe essa dificuldade com a Semace. Nós temos uma área gigantesca ali para desenvolver ainda", afirmou.

Obstáculos

Jorge Rebelo também disse que existem outras barreiras no Estado do Ceará, como a falta de infraestrutura sanitária. "Temos um problema que é a falta de saneamento básico. O governo precisa resolver estas duas questões, que é a burocracia da Semace e a falta de saneamento. O Vila Galé construiu uma estação de tratamento de esgoto e água no hotel do Cumbuco. Se não fosse isso, nós ainda estaríamos à espera do Estado", afirmou.

Mais projetos

Além da nova unidade na Praia do Preá, o presidente do Vila Galé disse ainda que existem dois projetos no Cumbuco.

"Temos um aparthotel e um outro resort ao lado do VG Sun para construir e estamos com perspectivas de ter mais negócios lá", contou.

Rebelo participou nesse sábado (19) de coquetel de inauguração da Barraca de Praia Vila Galé Café, do Vila Galé Fortaleza. Ele ainda citou o sucesso dos negócios no estado do Rio Grande do Norte, onde a rede vai inaugurar no fim de julho um resort com cerca de 500 quartos em Touros, a 88 km de Natal.

"No Rio Grande do Norte, nós temos tudo legalizado no prazo de um ano. Vamos inaugurar o resort de Touros com antecedência", disse.

Voos

O presidente do grupo português ainda elogiou a parceria entre o Estado do Ceará e a iniciativa privada para a atração de novos voos para Fortaleza.

"Sem transporte aéreo, não há turismo, sobretudo em um País gigantesco como o Brasil. É fundamental que haja uma política de transporte aéreo que consiga criar condições para que a malha melhore".

Ele citou ainda como benefícios o Aeroporto de Jericoacoara. "Foi um excelente trabalho que o governo fez com aquele aeroporto. Isso com certeza vai melhorar o turismo naquela região", complementou.

Barraca

Os moradores de Fortaleza e turistas já têm a disposição mais uma opção na Praia do Futuro. A barraca da rede Vila Galé está aberta ao público e conta com programação especial (música ao vivo, feijoada e jantar regional) às quintas, sextas e sábados, além de funcionar todos os dias da semana das 10h às 18h. Já o hotel conta atualmente com três restaurantes abertos ao público. São opções de comida contemporânea, japonesa e italiana.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.