Venda de veículos cai 11,5% no CE; otimismo mantido

De janeiro a agosto, foram vendidos 36.337 veículos, uma queda de 6,31% em relação a igual período do ano passado

Escrito por Redação ,
Legenda: No País, foram comercializadas 272.495 unidades no mês passado, uma queda de 7,4% em relação às vendas de julho deste ano. Já na comparação com 2013, o resultado negativo é ainda maior, de 17,12%
Foto: Foto: tuno vieira

Fortaleza/São Paulo. As vendas de automóveis e comerciais leves no Ceará caíram 6,1% em agosto, na comparação com julho, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-CE). Ao todo, foram vendidos 4.663 carros no mês passado, contra 4.966 no mês de julho. Na comparação com agosto de 2013, as vendas de carros caíram 11,5%. No mesmo período do ano passado, foram vendidas 5.274 unidades.

Para o presidente da Fenabrave-CE, Fernando Ponte, a queda nas vendas em agosto ainda é um reflexo do fraco desempenho no primeiro semestre deste ano. "Tivemos muitos feriados na primeira metade do ano e a Copa do Mundo ainda veio para impactar ainda mais", avalia.

De janeiro a agosto deste ano, foram comercializados 36.337 veículos, uma queda de 6,31% em relação a igual período do ano passado. "Expectativa é que as vendas melhorem nos últimos quatro meses do ano. O segundo semestre sempre tem um acréscimo de 15% a 20% nas vendas em relação aos seis primeiros meses do ano", conta Ponte, destacando que 60 mil veículos devem ser comercializados em 2014.

País registra queda

O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flavio Meneghetti, ontem, que a entidade foi surpreendida com a queda de 7,38% nas vendas de automóveis e veículos leves em agosto , no País, ante julho e de 17,12% em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo ele, a falta de crédito no mercado continua sendo o principal fator que limita as vendas. Ele acredita, no entanto, que o segmento deve se recuperar no último trimestre do ano. "Fomos surpreendido com um mês de agosto menor até mesmo que junho, época da Copa do Mundo", afirmou. Ele avalia que as indústrias estão se "reajustando", embora os estoques continuem elevados. Ele prevê que o setor vai se recuperar, principalmente em novembro e dezembro.

Meneghetti avaliou que as medidas anunciadas por bancos estatais, de diminuir taxas de juros para 0,99% ao mês para financiamento em 36 meses, vão ajudar nessa recuperação. "Quando isso acontece, agrega mais consumidores", explica. A expectativa de modernização da legislação que trata sobre a inadimplência deve contribuir para isso.

Estoques

Os estoques de automóveis nas fábricas estão variando, em média, de 40 a 50 dias por marca. De acordo com ele, as marcas de grandes volumes estão com estoques variando mais próximos de 50 dias. Ele destacou, contudo, que, no caso das marcas de nicho, esse prazo pode chegar a cerca de 30 ou 35 dias.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.