Varejo prepara ações para obter parte dos recursos

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo Sindilojas, estabelecimentos varejistas estão realizando as tradicionais promoções de março e abril para atrair o consumidor
Foto: Foto: José Leomar

De olho no dinheiro que entrará na economia por ocasião do saque das contas inativas do FGTS, grandes redes varejistas e também lojas menores programaram promoções agressivas para abocanhar parte desses recursos e elevar as vendas no varejo.

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O setor de shopping centers, por exemplo, espera um crescimento entre 6% e 8% em março e abril. "Existe uma expectativa muito grande quanto à liberação do dinheiro do FGTS. As lojas estão se programando para tentar pegar um pouco desse valor que está sendo injetado", disse Ricardo Nunes, superintendente regional da Ancar Ivanhoe, que tem quatro shoppings no Ceará (Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, North Shopping Fortaleza e North Shopping Maracanaú). Nunes ainda acredita que essa alta deve se estender por mais tempo, já que o saque será feito por etapas.

Impacto

Para o superintendente, esse dinheiro extra terá duas grandes importâncias. A primeira, mais direta, é o recurso em si. "O consumidor estará com o dinheiro na mão para usar da forma que achar melhor e, obviamente, parte dele vai ficar no comércio", esclarece. A segunda é quanto ao clima mais positivo que essa injeção deve dar. "É mais a coisa psicológica mesmo, as expectativas em relação a economia que ficarão melhores. E o cliente percebe isso", finaliza.

Já para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, o FGTS trará um impacto importante, mas não há como medir o tamanho que será.

"Nem a Caixa nem o Governo Federal sabem precisar o quanto do montante total os trabalhadores poderão retirar, mas considerando a representatividade do Ceará no PIB (Produto Interno Bruto) nacional, podemos falar de um crescimento em torno de 2% diluído no decorrer dos meses em que haverá saque", diz

Segundo Cid, o que as lojas estão fazendo para tentar chamar a atenção do consumidor são as tradicionais promoções dos meses de março e abril. "A situação agora de qualquer lojista é esperar. Nós temos estoque, estamos preparados para atender e estamos promovendo promoções e condições de parcelamento melhores", admite.

O superintendente regional da Ancar Ivanhoe aposta que os produtos mais procurados serão os eletrodomésticos, celulares e roupas femininas.

Pensando em garantir uma fatia do bolo que é o recurso do FGTS inativo, a rede de supermercados Extra selecionou uma lista de produtos eletroeletrônicos que estarão em oferta e com descontos especiais a partir desta sexta (10), além do parcelamento em até 20 vezes no cartão da rede.

Já Cid Alves aposta nos segmentos de confecção e calçados. "O Ceará é um grande produtor desses dois setores. Pelo tamanho da produção do estado, acredito que devem ter uma retomada maior", explica.

Ações

As Casas Bahia e o site de compras PontoFrio também estão com ações diferenciadas. Entre os dias 9 e 15 de março, será comemorada a Semana do Consumidor, em que as duas redes contarão com ofertas tanto nas lojas físicas quanto nos sites em diversos itens, como eletrodomésticos, smartphones, móveis e informática.

Além disso, a Casas Bahia promoverá entre os dias 16 e 29 de março um festival de ofertas em diversas categorias como eletrodomésticos e móveis, além de descontos especiais. Já o Pontofrio contará com a campanha Upgrade, com foco ajudar o cliente a fazer um bom negócio, adquirindo produtos que ele deseja com descontos especiais.

Entre os dias 9 de março e 7 de abril, mais de 180 unidades Casas Bahia e Pontofrio contarão também com consultores contratados e identificados para tirar dúvidas e verificar o saldo de resgate do FGTS disponível.

Vendas

"Podemos falar de um crescimento em torno de 2% diluído no decorrer dos meses em que haverá saque"

Cid Alves
Presidente do Sindilojas

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