Varejo conquista mais clientes devolvendo parte do valor gasto

Empresas investem em programas de cashback para fazer com que os clientes comprem mais e movimentem a economia

Escrito por Bruno Cabral - Repórter ,

A possibilidade de recuperar parte do valor pago na compra de algum produto ou serviço vem atraindo cada vez mais consumidores. Chamada de cashback, essa modalidade de benefício comercial funciona, na prática, como os já tradicionais programas de fidelidade, mas, em vez de oferecer pontos ou descontos, devolve aos usuários parte do dinheiro gasto, desde que a compra seja feita por meio de sites ou aplicativos que fazem essa intermediação. Com o dinheiro recebido, o consumidor tem a oportunidade de poupar ou mesmo realizar novas compras.

A devolução de dinheiro das compras como forma de fidelizar clientes não chega a ser uma novidade, sendo utilizada há vários anos por supermercados e varejistas em geral, no entanto, a vantagem dessas plataformas é a possibilidade de acumular compras em diversos estabelecimentos dos mais variados segmentos. De modo geral, o cashback funciona da seguinte forma: o estabelecimento comercial paga uma comissão para a plataforma que o divulga e esta devolve parte desse valor ao consumidor.

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Embora ainda seja pouco conhecido no País, o reembolso de compras por meio de sites e aplicativos vem apresentando crescimento expressivo nos últimos anos, seja para aquisições em lojas ou online. Em média, o reembolso é de 5%, podendo chegar a 10%, a depender do estabelecimento. Algumas ferramentas também oferecem cupons de descontos. Entre as plataformas mais populares em atuação no País, estão MyCashback, Méliuz, Poup, Cashola e Beblue, para citar alguns.

Apenas o MyCashback, conta hoje com 40 mil usuários no Ceará, o que representa 26% dos usuários que a empresa tem no Brasil (150 mil). De acordo com a plataforma, os usuários cearenses são responsáveis por cerca de 10% do lucro da empresa.

"Nós queremos ter o maior número e a mais variada gama de lojas nacionais e internacionais. Hoje em dia são mais de 300 opções", informou a empresa, segundo a qual, os sites de viagem representam 27% das buscas destes usuários. Entre as opções, estão alguns dos principais sites do País: Decolar.Com, CVC Viagens, Hoteis.Com e Booking.Com.

Comércio eletrônico

Com o crescimento do comércio eletrônico, que serve de base para esses programas de fidelidade, a expectativa é de que cada vez mais consumidores escolham cada vez mais essa modalidade, que acaba gerando vantagens para todas as partes. Segundo dados da Associação Nacional de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2018 os brasileiros gastarão, apenas com compras online, R$ 69 bilhões. Com isso, estima-se que os consumidores do País recebam de volta aproximadamente R$ 3,4 bilhões, no ano.

Desde que foi criada, em 2011, a Méliuz já devolveu aos seus clientes R$ 65 milhões. Hoje, a empresa conta com 1.600 lojas físicas e online parceiras, entre as quais Submarino, Americanas, Extra, Casas Bahia, Latam, Livraria Saraiva, Microsoft e Walmart. Na plataforma, o dinheiro é devolvido diretamente na conta corrente do usuário, sem custos adicionais.

Além da devolução do dinheiro diretamente na conta bancária, a Méliuz disponibiliza cupons de desconto para uso nas lojas virtuais cadastradas. Já a Poup, que atua desde 2012, trabalha com mais de 100 lojas, oferecendo cashback em todas elas. A Cashola funciona da mesma maneira e devolve o dinheiro diretamente na conta, mas a Beblue, por exemplo, não permite o saque do dinheiro retornado, e os valores permanecem como crédito dentro do aplicativo, podendo ser usado em qualquer loja parceira.

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