Oportunidade para divulgar a marca e atrair novos perfis

Escrito por Redação ,
Legenda: Comércio convencional, de acordo com o presidente da CDL Fortaleza, já oferecia o retorno ao cliente, mas, agora, pensa em aderir aos APPs
Foto: Foto: José Leomar

Para os estabelecimentos comerciais, essas plataformas de cashback podem servir como uma ferramenta para aumentar a exposição da marca e atrair outros perfis de consumidores, que já estão habituados às compras em ambiente digital, podendo assim, incrementar as vendas com consumidores que não frequentam as lojas físicas. "Essa modalidade de devolver parte do dinheiro para compras feitas em aplicativo, que são amplamente utilizados, é muito interessante", afirma Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

No atual momento econômico, com alta taxa de desemprego e lenta recuperação do poder de compra das famílias, essas alternativas podem ser decisivas para o lojista. "Embora nem todos os lojistas tenham esse tipo de tecnologia, isso é uma decisão de marketing. E quem utiliza se dá bem. Então essa é uma ferramenta que não pode ser desprezada de jeito nenhum", afirma o presidente da CDL Fortaleza.

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Cuidados

Apesar das vantagens, a crise econômica dos últimos anos fez com que muitos comerciantes tivessem que reduzir sua margens para manter as vendas. Por isso, Cavalcante diz que o lojista precisa analisar bem antes aderir a uma dessas plataformas. "É preciso ter muito cuidado para não atrapalhar o fluxo de caixa, porque as margens já estão muito reduzidas há muito tempo porque precisamos vender", diz.

"E os consumidores estão mais seletivos", completa. Mas diante desse cenário, o Cavalcante destaca a importância de atrair consumidor. "Hoje, a gente não pode trabalhar tanto com desconto, já que as margens estão muito reduzidas. E essa forma de premiar o consumidor com dinheiro acaba sendo muito interessante".

Embora o termo "cashback" e o uso de aplicativos para receber o benefício seja uma novidade no varejo em geral, a prática de devolver ao cliente parte do valor pago para fidelizá-lo é uma prática relativamente antiga. "Na Óticas Visão, para compras igual ou superior a R$ 2 mil, num período de dois anos, o cliente recebe R$ 50 em dinheiro", diz Cavalcante, que é também é proprietário da Óticas Visão. "Esse é um sistema que nós temos há mais ou menos 15 anos e as pessoas gostam muito. Agora pensamos em aderir aos aplicativos", ele diz.

Internet

Segundo estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC - Brasil) e pela Confederação Nacional de Líderes Lojistas (CNDL), nas 27 capitais do País, no ano passado, 89% dos internautas compraram online pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à pesquisa e apenas 4% das pessoas com acesso à Internet admitiram nunca ter feito uma compra online.

Até então, no entanto, a grande maioria desses consumidores ainda não havia aproveitado os serviços que lhe permitem recuperar parte do dinheiro gasto na compra. Para efeito de comparação, o consumidor norte-americano, já habituado com a cultura de descontos, faz uso de todas as promoções e já incorporou o sistema de cashback ao seus hábitos de compra. 

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