Usuários relatam instabilidade em novo sistema

Embora os usuários da Capital já tenham acesso à ferramenta, o dispositivo fica fora do ar com frequência

Escrito por Redação ,
Legenda: O prazo para a realização da escrituração eletrônica relativa aos meses de julho e agosto deste ano foi prorrogado para o dia 10 de outubro próximo

Implementado no fim de julho deste ano, o novo sistema da Prefeitura de Fortaleza para a emissão de notas fiscais digitas, ISS Fortaleza, ainda apresenta falhas para os usuários. Embora os contribuintes cadastrados consigam emitir os documentos, ainda há reclamações ligadas à instabilidade do sistema, o qual, segundo os usuários, com frequência fica fora do ar.

Para o vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Francélio Cavalcante, o novo sistema "melhora a cada dia", quanto à funcionalidade, mas a instabilidade ainda é um obstáculo para os usuários. "A melhoria é constante e é até compreensível que tenha falhas, mas isso tem que ocorrer de forma a não prejudicar os profissionais", salienta Cavalcante, que também é diretor da Fortes Contabilidade.

Falhas

Segundo o assistente de licitações Fávilo Barros, as falhas na nova ferramenta ocorrem principalmente no turno da tarde. "Hoje (ontem) eu fiquei de 3 da tarde até as 5 horas pra emitir uma nota", ilustra. Ele acrescenta que, quando o mecanismo se encontra estável, as notas costumam ser emitidas em poucos minutos. No início da semana, relata, desistiu de emitir uma nota na tarde de segunda-feira, após várias tentativas, e só conseguiu concluir o processo no dia seguinte. Barros diz considerar que o sistema atual é mais fácil de utilizar, tendo "uma interface mais amigável". Entretanto, ressalta, o fato de a ferramenta ficar fora do ar pode gerar inconvenientes além da perda de tempo. "Se você tiver uma tarefa urgente e depender do sistema, aí já fica mais complicado", afirma.

Sefin

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) informou ontem, através de nota, que sua equipe de Tecnologia da Informação "trabalha constantemente para minimizar as eventuais falhas apresentadas no aplicativo".

A Pasta não esclareceu os motivos para as falhas relatadas pelos usuários, afirmando apenas que o mecanismo voltou ao funcionamento normal ainda na tarde de ontem.

Sistema anterior

A ferramenta anteriormente disponibilizada pela Sefin para a emissão de notas fiscais digitais, o GissOnline, tornou-se indisponível em julho último, quando a empresa Eicon Controles Inteligentes de Negócios, responsável pelo sistema, afirmou que desde agosto de 2012 não recebia pagamentos pelos serviços prestados à Prefeitura de Fortaleza.

O ISS Fortaleza é destinado à emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), Escrituração Fiscal Eletrônica de Serviços Prestados e Tomados (EF-e) e Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

Prazo na escrituração

Segundo aviso publicado no site da Sefin, o prazo para a realização da escrituração eletrônica relativa aos meses de julho e agosto deste ano foi prorrogado para o dia 10 de outubro próximo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.