Tributos chegam a 94% do preço

Escrito por Redação ,
Legenda: Os impostos representam até 27,25% do valor de uma camisa ou um tênis, aponta pesquisa
Foto: Foto: RODRIGO CARVALHO

O consumidor deve preparar o bolso para hora de presentear os pais, no próximo dia 10 de agosto. Isso porque os impostos de alguns dos presentes mais procurados podem chegar a até 94%, de acordo com a empresa de auditoria e consultoria BDO.

Dentre os itens analisados pela consultoria, o campeão da lista é o uísque (94,25%), seguido por caixa de charutos (64,25%), garrafa de vinho (54,25%). Por outro lado, possuem carga tributária menor, por exemplo, mala de viagem (37,25%), camisa social (27,25%) e tênis (27,25%).

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), revela o perfume importado é o que apresenta a maior carga tributária embutida no preço do produto, com 78,43% de tributos que vão para os cofres dos governos federal, estaduais e municipais. A versão nacional do produto também não fica atrás, com 69,13% de tributos.

O instituto brasileiro mostra ainda que a lista dos presentes mais lembrados para o Dia dos Pais inclui ainda o aparelho de MP3, com encargos tributários de 49,45%; o barbeador elétrico, com 48,11%; e o televisor, com 44,94%.

Almoço sai caro

Enquanto isso, quem estiver pensando em oferecer um almoço ou jantar em família também deve ficar preparado. A carga tributária sobre o serviço acrescenta 32,31% no total da conta.

Restrição

De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, os principais presentes para a data são itens industrializados que têm incidência de IPI e, no caso dos importados, o Imposto de Importação. Por isso, conforme Olenike, a elevada tributação nos itens acaba restringindo as compras do brasileiro neste momento de confraternização em família.

F

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.