Transporte de cargas sobe 23%; hub vai alavancar segmento

As 952 toneladas contabilizadas em outubro representam a maior marca ao longo dos últimos dois anos

Escrito por Redação ,
Legenda: No ano, foram 7,7 mil toneladas transportadas, alta de quase 12% ante 2016
Foto: FOTO: EVERTON LEMOS

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, registrou em outubro movimento de 952 toneladas de cargas em voos comerciais, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O resultado representa um aumento de cerca de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Aeroporto movimentou 774 toneladas. No acumulado do ano, o transporte de cargas foi de 7,7 mil toneladas, crescimento de quase 12% na comparação com 2016.

O número para outubro é o maior desde 2015, quando foi registrado movimento de 901 toneladas no mês. Entretanto, no acumulado daquele ano, o transporte de cargas foi de 8,8 mil toneladas, acima do assinalado no acumulado deste ano. O resultado é reflexo da leve melhora no movimento de passageiros em 2017.

"Com o início das operações do hub em maio de 2018, a perspectiva é, de fato, de crescimento exponencial no movimento de cargas nos voos comerciais da Air France, KLM e Gol. Eu também entendo que toda essa movimentação de cobrança de bagagem ocorre para estimular a carga", afirmou o titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Lúcio Gomes.

De acordo com ele, o governo do Estado, inclusive, vai mapear todas as oportunidades neste segmento. "Agora que nós temos que mapear esse momento para os empresários buscarem novos negócios lá fora", acrescentou. O aumento no movimento de aeronaves no fim de ano, com a alta estação e as férias escolares, vai favorecer o resultado deste ano. As operações extras das companhias devem gerar resultados positivos para o modal aéreo. Azul, Avianca, Gol e Latam já esperam um acréscimo no transporte de cargas.

Black Friday

A Azul Cargo informou que terá operação reforçada no Aeroporto de Fortaleza para o fim de ano, principalmente para atender o pico da Black Friday. "A ideia da empresa é aumentar o quadro em 30%", acrescentou a companhia. "Além disso, no mês de dezembro, abriremos uma nova loja em Fortaleza, no bairro Aldeota, para aumentar nossa venda e reforçar nossa capacidade de entrega. Com a nova unidade, totalizaremos 3 unidades na cidade", comunicou.

A Gollog, unidade de transportes de cargas da Gol Linhas Aéreas, informou que de janeiro a outubro de 2017 houve um incremento de 8% em volume transportado em todo o País, comparado aos mesmos meses do ano passado. "Os destinos com maior expressividade hoje estão nas regiões Nordeste e Norte", comunicou.

"A evolução da indústria de carga aérea reforça a tendência de recuperação no Brasil, uma vez que esta demanda está intimamente relacionada à atividade econômica. E, com o aumento da busca por entregas urgentes, o setor de serviços de transporte de cargas tende a ser um dos que mais cresce no país", comentou Eduardo Calderon, diretor de cargas da Gol.

Crescimento tênue

A Avianca, por sua vez, informou que a expectativa da companhia para 2017 é de ter um crescimento tênue no movimento de cargas em geral, em relação ao ano anterior.

Já a Latam informou que "as receitas de carga aumentaram em 2,5% no trimestre (em todo País), alcançando US$ 272,2 milhões, conduzidos por um aumento de 3,5% no tráfego de cargas, ao passo que os yields de carga caíram um pouco, 1,0%, em comparação com o terceiro trimestre de 2016, representando o primeiro aumento de receita de carga nos últimos quatro anos". A companhia considerou ainda "s importações da América do Norte e Europa para o Brasil continuam a apresentar uma melhoria ano após ano, conduzida por grandes importações de eletrônicos e sobressalentes, como resultado de condições de um mercado mais estável no país, bem como a valorização do real". "Além disso, as importações para o Chile e Argentina começaram a se recuperar durante o trimestre, bem como os mercados de exportação do Peru (aspargos)", completou a Latam em nota.

Air France-KLM

Com o início das operações do hub da Air France-KLM e Gol, a expectativa é de expansão do transporte aéreo de cargas. De acordo com o diretor comercial da Air France-KLM para o Brasil e Cone Sul, Wouter Vermeulen, haverá aproveitamento do espaço do porão das aeronaves para aproveitar as necessidade dos mercados das regiões Norte e Nordeste.

"Tanto a KLM quanto a Air France terão presença importante em Fortaleza a partir de maio do ano que vem, por meio dos voos para passageiros. Definitivamente vamos aproveitar o espaço de porão das aeronaves para alimentar as necessidades do mercado do Norte e Nordeste do Brasil quanto ao transporte de cargas. Sabemos do potencial que a região tem para esse tipo de transporte, mas ainda é cedo para falar em voos específicos para cargas", disse ele.

Terminal

Segundo a Infraero, o Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que congrega importações e exportações, registrou em setembro deste ano 474,7 toneladas de carga. Já no acumulado do ano, o Teca movimentou mais de 4,5 mil toneladas.

O resultado de setembro é 9% menor que o dado registrado em igual período do ano passado, quando o Teca movimentou 523 toneladas. No ano de 2016, foram 5,6 mil toneladas de cargas transportadas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.