Trade quer atrair mais turistas nacionais e estrangeiros ao CE

Com dólar caro, viagens ao exterior são inibidas entre os brasileiros e a vinda de viajantes de fora é mais atraente

Escrito por Redação ,
Legenda: A promoção da capital cearense no exterior é estratégia do setor do Estado Foto:Alex Costa

O setor hoteleiro do Ceará planeja resgatar o mercado do turismo internacional em 2015 e ainda incrementar o turismo doméstico. A despeito dos prognósticos pouco animadores para a economia e parte do setor produtivo, as perspectivas são de um ano promissor para o trade turístico do Estado. A alta do dólar e o maior número de feriados prolongados são os principais fatores que sustentam o otimismo dos empresários cearenses, independentemente do porte de seus empreendimentos.

>Leia mais: Exportações têm novo fôlego com dólar mais alto

"Essa é a hora de resgatarmos o mercado turístico internacional, que começou a se fortalecer em 2008, mas não chegou a se fixar na época, por causa da crise europeia. Agora nos tornamos atrativos de novo para eles, porque nosso destino ficou muito mais barato com a alta do dólar", comemora o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis no Ceará (ABIH-CE), Darlan Teixeira Leite.

Em busca de visitantes

Segundo ele, em vez de esperar que as expectativas positivas se consolidem no mercado, o segmento está "arregaçando as mangas", para atrair mais rápido os turistas estrangeiros.

"Uma das iniciativas será a realização de uma noite cearense em Buenos Aires, na Argentina, no início de maio, mas ainda estamos definindo a data", antecipa o presidente da ABIH-CE.

Enquanto o câmbio representa um atrativo para fomentar o turismo internacional no Ceará, por outro lado, ele inibe que o turista local invista em viagens ao exterior - o que também é positivo para mercado turístico doméstico e, consequentemente, para a hotelaria, de acordo com Darlan Leite.

"O fato de nos tornamos mais baratos para os estrangeiros e do exterior ficar mais caro para os brasileiros vai aquecer o turismo nacional. O real vai ser internalizado e investido no próprio País", explica.

Para aproveitar essa oportunidade e não correr risco de perder mercado, o presidente da ABIH-CE afirma que manter os preços atuais das diárias será fundamental. "Vamos manter os preços para ganhar em volume", propõe o líder classista, sobre a melhor estratégia visualizada por ele para garantir crescimento ao setor em 2015.

Preocupações

O presidente da Associação de Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT), José Walden Lins Melo Filho, reconhece que este ano traz facilidades ao setor, mas está mais preocupado com impacto que o aumento dos custos poderá ter para os pequenos empreendimentos de hospedagem do Estado.

"Por conta dos feriados prolongados, aumenta muito o fluxo doméstico. Já o câmbio tende a atrair o turista internacional e também o brasileiro. O problema é que os custos estão subindo de forma vertiginosa e para os pequenos essa é uma carga muito pesada, principalmente com a crise energética, além do aumento de impostos e da carga enorme de obrigações impostas pelo governo", destaca. Custos estes que não é capaz de amortecer, como os grandes empreendimentos hoteleiros fazem.

Outro ponto preocupante, segundo Walden Lins, é a questão da insegurança. "A falta de segurança tem prejudicado o setor de forma geral. Isso precisa ser melhor trabalhado pelo poder público em nosso estado", alerta.

Setor hoteleiro é o 5º mais otimista

No Brasil, o setor hoteleiro é o quinto do mundo mais otimista em relação a 2015. É o que revela o estudo bianual TripBarometer, do TripAdvisor, divulgado nesta semana. Segundo o levantamento, realizado pela empresa de pesquisa Ipsos, o empresário brasileiro do setor de hospitalidade só perde em otimismo para hoteleiros da Indonésia, Índia, México e África do Sul.

Conforme a pesquisa, 73% dos empreendedores entrevistados no Brasil afirmam que vão investir mais recursos para gerir a imagem de seus hotéis na internet. No entanto, para eles, a qualidade do serviço prestado lidera a lista dos itens mais importantes para o sucesso do negócio.

Otimistas com os lucros

Em relação aos lucros, três em cada quatro hoteleiros brasileiros (75%) afirmaram estar "Otimistas" e "Muito otimistas". Desde a primeira edição do TripBarometer, realizada há dois anos, os resultados globais têm mostrado uma crescente confiança: 67% em 2013 e 73% em 2014.

Segundo os entrevistados brasileiros, eventos locais e congressos terão o maior impacto positivo nos lucros em 2015. Já as maiores ameaças são o aumento dos preços de passagens aéreas (65%) e a economia nacional (60%). Mesmo assim, a confiança no mercado é tanta que 68% dos entrevistados nacionais disseram que planejam aumentar suas tarifas ao longo do ano para arcar com o crescimento dos custos indiretos.

Perfil do hóspede

O TripBarometer mostra que 44% dos brasileiros pretendem gastar mais com viagens em 2015, se comparado a 2014. Metade dos entrevistados disse que vai investir na "viagem dos sonhos". E os destinos mais desejados pelos turistas nacionais são Itália (39%), EUA (36%), Grécia (35%), França (34%), Caribe (31%), Alemanha (30%), Portugal (29%) e Espanha, Reino Unido e Austrália (todos com 27% das preferências).

De acordo com o levantamento, o brasileiro vai gastar, em média, R$ 11.700 por pessoa com viagens neste ano. Um outro dado importante para o setor é que o preço continua sendo o fator mais importante na hora do hóspede decidir em qual lugar vai passar as suas férias.

Sobre a pesquisa

O TripBarometer revela tendências de viagem ao redor do globo, com base em 44 mil respostas de viajantes e empresários do setor hoteleiro em 32 países.

No Brasil, foram entrevistadas cerca de 2.700 pessoas dos dois grupos investigados. A pesquisa destaca, ano-a-ano, as mudanças nos planos de gastos do consumidor, o planejamento de viagem e a confiança do hoteleiro de cada país.

O levantamento consultou cerca de 10 mil hoteleiros ao redor do mundo com o objetivo de mensurar o nível de confiança do setor com relação ao mercado em 2015. 

Fortaleza deve ter 10% mais visitantes nesse ano

Cerca de 500 agentes de viagens corporativos, promotores de eventos e jornalistas visitarão Fortaleza até o mês de maio, para conhecerem as potencialidades e infraestrutura da cidade

A cidade de Fortaleza deve receber 10% a mais de turistas em 2015, movimentando a economia da capital cearense. É o que espera o secretário do Turismo, Elpídio Nogueira. Durante o ano passado, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) movimentou cerca de R$ 14 bilhões no turismo na Capital. O resultado foi divulgado durante Reunião Anual da Abracorp, com a presença de 30 agências do País.

O encontro aconteceu no fim de semana passado, no Centro de Eventos do Ceará. Segundo o secretário, a conversa teve como consequência a sinalização da vinda de quatro grandes eventos nacionais para Fortaleza.

A reunião faz parte do projeto Fortour, da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), cujo objetivo é dar impulso à promoção do destino da cidade. A série de encontros, iniciados em março com a reunião da Abracorp, terão continuidade, de forma sistemática, até o mês de maio.

Visitas técnicas

Durante a vinda dos grupos à Capital, serão realizadas visitas técnicas a pontos turísticos da cidade, degustação gastronômica, exposições, rodada de negócios, além de treinamentos e palestras aos convidados. Para o coordenador da proposta, José Airton Cabral Júnior, "o projeto Fortour possibilitará a vinda de 500 agentes de viagens corporativos, promotores de eventos e jornalistas para conhecerem as potencialidades, beleza e a infraestrutura da cidade", afirma.

Programação

Na última quinta-feira (12), um grupo da empresa Flytour, estiveram reunidos no Marina Park Hotel. Já na sexta-feira (13), um novo grupo, formado por operadoras de Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, se encontram no Mareiro Hotel.

Ângela Cavalcante
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.