Setores se unem pelo equipamento

Escrito por Redação ,

Representantes da associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado devem se reunir, na próxima semana, para traçar estratégias conjuntas com o intuito de reforçar a atração do hub da TAM para a Capital cearense.

> Estado quer incluir hub no projeto de concessão

A companhia avalia se instala o centro de conexões aéreas em Fortaleza, Natal ou Recife. A decisão está prevista para sair em dezembro deste ano.

De acordo com Darlan Teixeira Leite, presidente da ABIH-CE, a ideia é que, a partir de então, mais membros do trade turístico, de outros segmentos econômicos e da sociedade civil organizada possam se reunir em outras ocasiões para favorecer a vitória da Capital cearense na disputa com as outras cidades nordestinas para a recepção do empreendimento da TAM.

'Redenção econômica'

O representante da associação destaca o hub da TAM como a "redenção econômica do Estado. O três estados que estão disputando têm praias bonitas, mas o nosso diferencial é o Acquario. Por isso, é de suma importância que se toque essa obra o mais rápido possível".

Darlan Leite cita o hub de Dubai, da Emirates Airlines, como exemplo de como um empreendimento desse tipo pode modificar a economia do Ceará. "Ele é o segundo fator mais importante da economia de Dubai", destaca o presidente da ABIH-CE.

Estimativa da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) prevê um incremento de 11% a 15% sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado a médio prazo, caso a TAM escolha Fortaleza para realizar o aporte.

Contato permanente

Procurada pela reportagem, a TAM afirmou, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, "que mantém contato permanente com autoridades dos três estados (Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco) e das respectivas cidades para viabilizar os fatores necessários para a escolha de uma delas, como a infraestrutura adequada e a competitividade de custos, que vão nortear a definição e serão determinantes para a concretização do projeto, uma vez que trarão as bases necessárias para o sucesso da iniciativa".

Ainda de acordo com a nota enviada pela assessoria de imprensa TAM, o estudo de viabilidade para a implantação do empreendimento "está em andamento e tem previsão de ser concluído no fim de 2015".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.