Serasa alerta para cautela nas compras

A avaliação dos economistas é que o cenário atual merece atenção por conta da inflação e juros altos

Escrito por Redação ,
Legenda: Pechinchar é opção para não comprometer o orçamento com o presente
Foto: FOTO: RODRIGO CARVALHO

A menos de duas semanas para o Dia dos Pais, os filhos que ainda não agilizaram a compra do presente devem ficar atentos e não se deixarem levar pela pressa na hora da compra, planejando melhor os gastos. É o que aconselha a Serasa Experian.

A avaliação dos economistas é que o cenário atual é de cautela por conta da inflação e juros elevados deve diminuir o poder de compra da população.

"No ímpeto de tentar agradar aos pais, muitos filhos e filhas acabam cometendo extravagâncias e comprando um item que não cabe no bolso, estourando o orçamento", aponta o comunicado da consultoria enviado nesta última semana.

Menos comprometimento

Para não comprometer as finanças pessoais, a Serasa acrescenta que os consumidores devem ter na mente metas de modo que, cumprindo-as, possam "fazer uma escolha mais consciente e segura, sem deixar de contentar aos pais".

Já para os filhos que possuem dívidas pesadas ou mesmo o nome sujo na praça, a indicação da consultoria é frear as compras e "criar saídas alternativas para curtir a Dia dos Pais sem entrar no vermelho", aponta.

Para os endividados

De acordo com os economistas da Serasa, quem "têm dívidas em atraso não devem se descuidar gastando mais do que podem para as comemorações".

"Quem sabe um produto mais barato ou mesmo artesanal não demonstre mais carinho que aquela preciosidade cujos zeros à direita se amontoam", avaliam os economistas da Serasa.

A ser festejado no próximo dia 9 - o segundo domingo de agosto -, o Dia dos Pais já movimenta o comércio com promoções e campanhas desde que o Mundial de Futebol acabou, em julho passado. Mas, para seguir as regras da Serasa e preservar a integridade das finanças pessoais com cautela, os filhos devem atentar mais que para a disponibilidade dos produtos nas lojas de rua e shoppings e também os prazos de entrega do comércio online.

Pechincha

O velho conselho de economistas e de qualquer veterano nas compras é recorrente nestes momentos: pechinche sempre antes de comprar e veja as opte formas de pagamento que melhor se enquadram no seu bolso.

Armando de Oliveira Lima
Repórter

dicas

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.