Seinfra tenta mais uma vez liberar recursos do BNDES

Secretário irá ao Rio de Janeiro tratar com a diretoria responsável pela análise do projeto do metrô cearense

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,
Legenda: Tuneladoras estão prestes a serem testadas, segundo o titular da Seinfra. Um dos equipamentos encontra-se pronto e espera do teste
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

O titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Lúcio Gomes, tem reunião marcada na próxima quarta-feira (24) com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para tratar dos recursos das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.

"Essa reunião será no Rio de Janeiro. Estamos otimistas. A gente vem colocando a solicitação do Banco em dia. Na última rodada, em dezembro do ano passado, já tínhamos uma expectativa boa e esta semana teremos novidades", afirma Gomes.

Segundo ele, o processo de aprovação dos recursos para a retomada das obras, de cerca de R$ 1 bilhão, passa primeiramente pela área técnica do Banco e depois é encaminhada para a diretoria do BNDES.

"Depois é um ritual que tem que ir para a diretoria assinar o contrato. Na reunião do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), que nós tivemos neste fim de semana, apresentamos um balanço dessas negociações", acrescenta.

Tuneladoras

De acordo com o secretário, uma das tuneladoras já está pronta para iniciar os testes. "Estamos aguardando o técnico da empresa responsável chegar para fazer os testes. Talvez esta semana ele chegue a Fortaleza para darmos início a isso", garante.

Conforme o titular da Seinfra, até março, o segundo equipamento também estará montado e deve ser testado. "Está tudo dentro do acertado. Nós estamos em dia com os pagamentos e o próprio fornecedor está fazendo a montagem", explica. O processo começou há pelo menos oito meses, quando o governo estadual anunciou o cronograma das atividades.

O objetivo, segundo Gomes, é preservar os equipamentos, promovendo a revisão e montagem na superfície, com execução dos testes necessários para a revalidação da certificação e extensão da garantia por mais 18 meses.

"Nós estamos antecipando uma etapa que estava prevista no contrato da obra. Quando forem reiniciadas as obras da Linha Leste, esse item será suprimido da planilha de custos da empreiteira", afirma o secretário.

De acordo com ele, outro ganho com a ação é a maior agilidade na retomada da obra, deixando os equipamentos preparados para o início das escavações.

A montagem das quatro máquinas está sendo feita na superfície, na área do canteiro de obras da estação Chico da Silva, no Centro de Fortaleza, onde estão armazenadas.

Os equipamentos passam por uma revisão completa, através de inspeções e testes. O secretário Lúcio Gomes explica ainda que a empresa as colocará mensalmente para "rodar a seco", ou seja, em superfície, sem que promovam as escavações, após revisá-las e montá-las. "Essa operação deve levar, por máquina, oito meses, em pares", disse.

Após as revisões e montagem, os equipamentos serão mantidos em quatro armazéns especialmente preparados para cada tuneladora. Os serviços estão sendo realizados pela empresa norte-americana The Robbins Company, fabricante dos chamados tatuzões, e estão orçados em US$ 8,76 milhões (cerca de R$ 28 milhões). O Estado aportou outros R$ 5 milhões para melhorar a armazenagem dos equipamentos.

Linha Sul

Em relação às duas estações da Linha Sul, Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, o secretário da Infraestrutura afirma que o consórcio IGC & JMV, vencedor da concorrência com um valor de R$ 7,48 milhões, vai começar as obras nos próximos dias.

"Eles vão concluir a estação Padre Cícero, que está 50% pronta, e fazer a urbanização da Juscelino. A construtora que tinha este contrato faliu e só teve condições de terminar a estação Juscelino Kubitschek, que já funciona normalmente", detalhou.

De acordo com ele, a ordem de serviço sairá ainda nesta semana e o consórcio terá um prazo de 12 meses para terminar as intervenções.

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