Seinfra autoriza início de estudos para ampliação

O objetivo é preparar o terminal para futuras operações de carga, a partir da instalação da refinaria da Petrobras

Escrito por Redação ,
Legenda: O terminal recebe sua segunda expansão. Atualmente, os serviços são executados no alargamento do quebra-mar e da ponte de acesso
Foto: FOTO: MARÍLIA CAMELO

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) autorizou o início dos estudos para uma nova ampliação do Terminal Portuário do Pecém. O trabalho será executado pelo consórcio formado pelas empresas Ram Engenharia e Planave Estudos e Projetos. Os serviços estão alinhados às obras de adequação à nova expansão aquaviária e portuária do terminal.

O objetivo é preparar o terminal para a implantação da superestrutura que viabilizará as operações com petróleo e derivados líquidos e outras cargas do gênero advindos com a implantação da refinaria da Petrobras, em fase de planejamento. De acordo com a Seinfra, os estudos custarão R$ 4,8 milhões e devem estar prontos dentro de seis meses a partir da assinatura do contrato, firmado dia 15 de outubro.

Serão planejadas inicialmente alternativas de arranjos geométricos, métodos construtivos e tecnologias, entre outros, em nível conceitual para apreciação dos técnicos da secretaria. Caso os estudos sejam aprovados, os projetos serão desenvolvidos.

Entre os estudos a serem realizados estão os de sondagens geotécnicas e de propagação das ondas, arranjos geral das instalações portuárias e das estruturas, as plantas de situação, elaboração de todos os documentos necessários a projetos, como desenhos, fluxogramas, Listas de Materiais, planilha de orçamento básico e preparação de documentação para licenciamento junto a Capitania dos Portos e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Deverão ser realizados os projetos relativos ao levantamento batimétrico - estudo do relevo submarino, modelação hidráulica, modelos de simulação de manobras, arranjo geral de instalações, definição do canal de acesso e da bacia de manobras e atracação, arranjo geral das estruturas, projeto das obras civis das pontes de acesso, dos píeres e das plataformas de operação, projeto de fornecimento de água tratada, combate a incêndios, Circuito Fechado de TV, sonorização, sistema auxiliar de atracação, de telefonia, automação, instalações elétricas e controle de acesso.

Segunda expansão

O Porto do Pecém está recebendo a sua segunda expansão com obras que incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente, com 1.520 metros de extensão; a pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra-mar em cerca de 90 metros; o alargamento de aproximadamente 33 metros da ponte; e a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. O investimento para a execução dos serviços é de R$ 568,7 milhões.

Serviços

Atualmente, os serviços são executados no alargamento do quebra-mar e da ponte de acesso. Conforme informações da Seinfra, a obra já possui avanço de 45% e a entrega dos serviços está prevista para o fim de 2016.

No período de janeiro a setembro de 2014 foram movimentadas, por meio do porto do Terminal Portuário do Pecém, 6,4 milhões de toneladas de mercadorias, com operação de 365 navios no período.

O acréscimo foi de 61% em relação a igual período do ano passado, quando foram movimentadas 3,9 milhões.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.