SDE propõe criação de unidade gestora do Cipp

A proposta foi aprovada por grupo de trabalho estadual e será apresentada ao governador do Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: A Zona de Processamento de Exportação (ZPE do Ceará) soma hoje 76 hectares e reúne três empresas instaladas: a CSP, a Vale e a White Martins
Foto: FOTO: HELOSA ARAÚJO

O Grupo de Trabalho e Ação (GTA) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), sob a coordenação conjunta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Casa Civil, vai apresentar, nos próximos dias, ao governador Camilo Santana, a proposta de criação de um plano de negócios e de uma nova unidade gestora, vinculada à SDE, para fazer a governança da área interna do Cipp. A informação foi confirmada na tarde de ontem, pela titular da SDE, Nicolle Barbosa.

Segundo a secretária, a criação de uma unidade gestora se faz necessária para que possa controlar e gerir todas as atividades e serviços que são e que serão desenvolvidos na área do Cipp, para fazer o ordenamentos e disciplinamento das ações no complexo, bem como dar suporte logístico e de atendimento às empresas que buscam o Estado para se instalar naquela região.

"Precisamos organizar e disciplinar as ações e os negócios na área do Cipp, para que possamos minimizar os impactos dos empreendimentos e evitar que a área seja degradada, a exemplo do que ocorreu com o Comperj, no Rio de Janeiro", defende Nicolle Barbosa.

"Vimos trabalhando desde fevereiro, no sentido de viabilizar a governança do Cipp, o grupo trabalha em parceria com a ONU e o Instituto Dialog", informa a titular da SDE. "A partir das reuniões do grupo de trabalho foi aprovada a estrutura de governança interna e externa do Cipp com base nos estudos desenvolvidos no Pacto pelo Pecém (coordenado pela Assembleia Legislativa do Estado)", acrescentou.

Segundo ela, o projeto de lei dessa estrutura será enviado à Assembleia Legislativa do Ceará para votação até o final do ano. Também foram aprovados pelo GTA a realização de novos estudos do Plano Diretor Regional do Cipp, que será coordenado pelo ONU Habitat.

ZPE

Em meio a cobranças do deputado Federal Antônio Bahlmann - que será o novo Assessor de Assunto Internacionais do governo - de que a área do Pecém e a ZPE precisam ser melhor dinamizadas, Nicolle Barbosa informou que o projeto de ampliação territorial da ZPE encontra-se em fase conclusiva na Seinfra.

"A ZPE, dentro do Projeto Cipp, tem todo o destaque, inclusive já conta com uma expansão de 76 hectares como área para implantação de novas empresas. Desde que assumi a SDE, tenho dado atenção especial à ZPE com ações de planejamento, no campo estratégico e operacional, além de uma interação com as empresas lá instaladas, a Receita Federal e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)", respondeu Nicolle Barbosa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.