Saque do FGTS é prorrogado; Procon notifica Caixa

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com balanço divulgado na última terça (25), 513.482 cearenses já sacaram o benefício
Foto: FOTO: KID JUNIOR

São Paulo/Fortaleza. O presidente Michel Temer editou decreto que prorroga até 31 de dezembro de 2018 o prazo para saques dos valores de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Agora, quem ainda vai sacar o dinheiro deve ficar atento à qualquer possível prática abusiva de venda casada no momento da retirada do benefício.

Ontem (27), o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) notificou a superintendência regional da Caixa Econômica Federal para que cesse, imediatamente, com a prática abusiva de condicionar a liberação de saldos das contas à aquisição de produtos ou serviços prestados pelo banco.

Denúncias chegaram ao órgão de defesa do consumidor de que a instituição bancária estaria pressionando beneficiários pela contratação de serviços e produtos no momento da realização do saque.

Por meio de nota, a assessoria da Caixa Econômica Federal na Capital cearense informou que "não vincula ou condiciona, sob nenhuma hipótese, a liberação dos recursos da conta vinculada do Fundo de garantia por Tempo de Serviço à aquisição de outros serviços ou produtos financeiros". E completou: "os clientes que, eventualmente, tenham passado por situações semelhantes devem se dirigir à gerência da unidade".

Até 2018

O saque prorrogado até 2018 só vale para casos de "comprovada impossibilidade de comparecimento pessoal do titular" à Caixa Econômica Federal, segundo o governo. O prazo final para os demais casos será mantido: dia 31 de julho deste ano, próxima segunda-feira. O decreto está publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Fim do prazo

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo, cerca de 20,3 mil cearenses que têm direito a sacar os recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ainda não retiraram o dinheiro. De acordo com balanço da Caixa Econômica Federal divulgado na última terça (25), 513.482 pessoas já sacaram os recursos. As retiradas começaram em março deste ano.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.