Professor, policial e agricultor terão redução

Escrito por Redação ,

Fortaleza/Brasília. A idade mínima de 65 anos proposta na reforma da Previdência do presidente Michel Temer deve ser reduzida para 60 anos para policiais, professores e aposentados rurais. Também deve ser proposta uma nova regra para o valor do benefício assistencial pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, o Benefício de Prestação Continuada (BPC ).

LEIA MAIS

.Idade mínima vai variar conforme data de nascimento

.'Todo ponto mudado tem que ter compensação fiscal'

.Reforma deve sofrer atrasos

As novidades vão integrar a série de mudanças que o relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), incluirá no parecer que pretende apresentar à comissão especial na próxima semana.

Para o benefício assistencial, o governo e o relator já fizeram acordo de que não haverá desvinculação - como previa a proposta original - do valor do salário mínimo para as pessoas com deficiência.

No caso dos idosos, que hoje precisam ter 65 anos para receber o benefício, a ideia em estudo é permitir que o benefício seja solicitado antes dos 70 anos - idade mínima proposta pelo Executivo nacional.

Neste modelo, contudo, o valor do benefício em relação ao salário mínimo subiria de forma proporcional até alcançar 100% aos 70 anos, de acordo com que a reportagem apurou.

Peculiaridades

A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Jane Berwanger, diz que a possível redução da idade mínima para aposentadoria de 65 para 60 anos para policiais, professores e aposentados rurais representa uma proposta mais próxima em relação à situação ideal para essas categorias, mas salienta que a reforma precisa contemplar as peculiaridades do trabalhador brasileiro de forma ainda mais profunda.

"A mulher no campo tem jornada tripla: trabalhar no campo, cuidar de animais ao redor de casa e afazeres domésticos", exemplifica. "A previdência tem que representar a realidade do trabalho do homem do país. Isso tudo tem que ser considerado", finaliza ela.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.