Presidente do Instituto Pasteur visitará o Ceará em agosto

Grupo técnico irá formatar parceria entre o Instituto, a Fiocruz e o Governo do Estado, disse Camilo Santana

Escrito por Redação ,
Legenda: Camilo Santana se reuniu, ontem, em Paris, com o presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot. Segundo o governador, Bréchot ficou "muito animado" em firmar parceria que viabilizaria um investimento no Ceará

O presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot, informou que virá ao Ceará em agosto deste ano para conhecer, principalmente, a estrutura do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (Pits), no Eusébio. A informação provém de uma reunião entre o governador Camilo Santana e Bréchot que ocorreu ontem, em Paris, juntamente com os secretários César Ribeiro (Desenvolvimento Econômico), Henrique Javi (Saúde), o deputado federal Odorico Monteiro e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade.

Segundo o governador, foi dado um passo importante na tentativa de atrair um investimento do Instituto Pasteur para o Pits. "O presidente ficou muito animado com a proposta de parceria entre Estado, Fiocruz e Pasteur. Um grupo de técnicos irá formatar a proposta de parceria e o presidente visitará o Ceará no mês de agosto", disse Camilo.

De acordo com proposta, o Instituto Pasteur utilizaria, no início, as instalações da Fiocruz, que já estão concluídas e devem ser inauguradas no segundo semestre deste ano. "A estrutura de pesquisa que a Fiocruz já está criando atende a todas as condições para o Instituto Pasteur", acrescentou o deputado federal Odorico Monteiro.

Protocolo e edital

O parlamentar destacou que "já existe um protocolo de colaboração entre Pasteur, Fiocruz e USP (Universidade de São Paulo) para se criar unidades de pesquisa das três instituições no Brasil. A proposta é que a próxima unidade do Instituto Pasteur no País seja no Ceará".

Segundo o deputado, no encontro realizado ontem também houve "uma assinatura entre os presidentes do Instituo Pasteur e da Fiocruz para a criação de um edital de convocação de pesquisa da Fiocruz, do Instituto Pasteur e da USP. O governador também falou que irá liberar recursos para um outro edital da Fiocruz e do Instituto Pasteur para convocação de pesquisa. O objetivo é estimular a pesquisa. Os pesquisadores se poderão se cadastrar e ser selecionados", destacou. A data para a publicação, entretanto, não foi informada, segundo Monteiro.

Sobre a reunião de ontem, Camilo acrescentou ainda que o presidente da Fiocruz ficou impressionado com a apresentação e os avanços do Ceará em diversas áreas, principalmente em educação. "Coloquei para ele que, o que fosse preciso por parte do Estado para viabilizar a parceria, poderia contar conosco", disse o governador.

Viagem à Europa

Após três dias na Europa, Camilo retorna ao Ceará hoje. Na última segunda-feira, o governador visitou as dependências do Aeroporto Internacional de Frankfurt, na Alemanha, e se reuniu com diretores da Fraport, vencedora do leilão para administrar o Aeroporto Pinto Martins.

Já na terça-feira, em Paris (França), a comitiva cearense participou de reuniões com diretores da Air France/KLM. Sobre esse encontro, o governador evitou dar detalhes.

A atração de um hub da companhia aérea para o Ceará é uma das intenções do Estado. O governo já tinha recebido, no último dia 8, uma visita de executivos da Air France e da Gol no Estado. Representantes da companhia também teriam visitado, na mesma época a Bahia e Pernambuco. A escolha da cidade que sediará os novos voos - a princípio, ligações diretas com Paris e Amsterdã- deve ser anunciada no próximo mês.

Hoje, no Ceará, está prevista uma reunião do governador com diretores do Porto de Roterdã, como parte da construção da parceria entre o porto e o terminal localizado no Pecém.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.