Pecém movimenta 135 pás eólicas

Escrito por Redação ,
Legenda: Foram embarcadas através do Porto, ontem (23), um total de 24 pás no navio BBC Scandinavia, cada uma medindo 62 metros

Para as operações com pás eólicas no Porto, são exigidos guindastes, navios e caminhões especiais, além de uma extensa equipe de trabalho

O Porto do Pecém movimentou 135 pás eólicas de janeiro a abril deste ano, o que representa um salto de 40% em relação a igual período do ano passado. Ontem, foi finalizada no terminal portuário mais uma operação desse tipo de peça, que é fundamental para a geração de energia eólica.

Ao todo, foram embarcadas 24 pás no navio BBC Scandinavia, cada uma medindo 62 metros. Esse é o maior tamanho de pá eólica já produzida e transportada no Ceará.

Os equipamentos foram enviados para o porto de Rio Grande, situado no estado do Rio Grande do Sul, para compor o Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar. A previsão é de que até o fim deste mês mais um navio carregado com pás eólicas saia do Porto do Pecém.

Para que a operação com esse tipo de equipamento aconteça no terminal portuário, são necessários guindastes específicos, caminhões especiais com pneus móveis que se ajustam às curvas, navios adequados e uma extensa equipe. O produto é fabricado por quatro empresas instaladas no Estado e também é importado. As pás produzidas em território cearense são enviadas para dentro e fora do País.

Avanço

De acordo com a diretora comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira, a movimentação dessas peças através do Porto do Pecém tem aumentado ao longo dos anos. "As pás eólicas são movimentadas aqui no Pecém desde 2012. Por esta razão, hoje se caracterizam como uma das principais cargas do porto", destaca.

Segundo o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, as pás fazem parte de mais uma categoria de mercadorias que tem colocado o Pecém no cenário internacional. "Atualmente os principais destinos das pás eólicas produzidas no Estado são Alemanha, Estados Unidos e Grã-Bretanha", destaca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.