Parceria exigirá uma empresa independente

Escrito por Redação ,
Legenda: O governador Camilo Santana, juntamente com membros da sua equipe, se reuniu com o prefeito de Rotterdam, Ahmed Aboutaleb, e outras autoridades

Rotterdam (Holanda). Para o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, a parceria do Porto de Rotterdam com a Cearáportos trará, sem dúvida, benefícios para o desenvolvimento do Ceará, mas antes de formalizá-la, será necessário acertar todas as providências jurídicas, "uma vez que a legislação brasileira é diferente da holandesa". Ele admite que terá de ser criada uma empresa independente para abrigar os dois sócios, que decidirão se algum conflito futuro "será decidido por meio de arbitragem internacional ou não".

LEIA MAIS 

.Cearenses conhecem a gestão modelo do Porto de Rotterdam

.Governador abre hoje o Brazil Network Day

De acordo com o presidente da Fiec, o conceito da parceria da Cearáportos com Rotterdam - uma gestão voltada para o porto do Pecém, porém dando relevo ao desenvolvimento do Complexo Industrial - "está muito bem concebido, faltando agora passar o pente-fino nas questões jurídicas". Beto Studart - diante do que viu e ouviu ontem na longa visita ao porto desta cidade holandesa - aposta em que a Cearáportos, o Porto e o Complexo Industrial do Pecém "serão um laboratório de formação de novos e modernos executivos para essa nova área de negócios do Estado". E anunciou que o Sistema Fiec "está desde agora à disposição das duas partes para viabilizar, no menor tempo possível, essa parceria".

Geraldo Luciano Matos Júnior, vice-presidente de Investimentos do Grupo M. Dias Branco, mostra-se otimista com a possível chegada ao Pecém da expertise do Porto de Rotterdam, mas acentuou que, primeiro, será preciso aguardar os entendimentos e os estudos que se desenrolarão nos próximos meses. "A forma como Rotterdam é administrada - com gestão corporativa - é a ideal. Temos de esperar, também, pela avaliação dos ativos da Cearáportos para sabermos quanto eles valem e se o valor a ser fixado será o justo".

Origem em comum

O secretário de Planejamento e Gestão, Maia Júnior, não tem dúvida de que o Porto do Pecém e o de Rotterdam foram concebidos sob o mesmo conceito - uma área portuária moderna, eficiente, ao lado de um complexo industrial que gera crescentes negócios, emprego e renda.

Antonio Balhmann, secretário de Assuntos Internacionais do Ceará, lembrou que, na sua origem, o Porto do Pecém foi imaginado para - além de unir os diferentes modais de transporte, como a Ferrovia Transnordestina - ser também o ponto de atração de grandes e estruturantes investimentos. "A usina siderúrgica, por exemplo, instalou-se no Pecém por causa do porto". Agora, estima Balhmann, a parceria e a expertise de Rotterdam "darão um novo salto qualitativo ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém".

Hub

Ontem, o governador Camilo Santana e a comitiva cearense se encontraram com o prefeito da cidade, Ahmed Aboutaleb. "Não tenho dúvidas de que o acordo ajudará o nosso porto a se tornar um hub na América do Sul e trará novos investidores para o Estado", declarou o governador após a reunião. (ES)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.