O festival que celebra o conteúdo

"FOMO" (Fear Of Missing Out) é uma expressão americana que vem se tornando cada vez mais comum e significa a ansiedade de que um evento emocionante ou interessante possa estar acontecendo em outros lugares. Esse é o sentimento mais comum dos participantes da SXSW (South by South West). E com tantos eventos simultâneos, na maioria das vezes está realmente acontecendo.
Em uma das salas do evento pode estar o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, no prédio ao lado o diretor, Steven Spielberg, apresentando o novo filme "Ready player one" ou o excêntrico bilionário Elon Musk, aparecendo de surpresa no meio de uma apresentação de storytelling de Westworld e levando a plateia a euforia. Essas situações realmente aconteceram no evento SXSW. A SXSW é um evento que divulga ter o propósito de ajudar pessoas criativas a atingir seus objetivos. Teve início em 1987 em Austin, Texas e é conhecida pela sua conferência e festivais que celebram a convergência das indústrias interativas, cinematográficas e musicais.
> Festival movimenta pessoas e temáticas
Na prática, com tantos eventos acontecendo ao mesmo tempo é uma convergência de branded content e entretenimento para várias áreas. O que traz insights significativos para nossa área de marketing. Um dos pontos mais importantes foi a divulgação dos estudos sobre inovação, que antecipa cenários de 2035 em várias áreas, como na palestra da professora de negócios e futuro da Stern em Nova Iorque, Amy Webb, que prevê 2018 como o início da queda dos móbiles. E o painel de uma das mulheres mais importantes de estudo de tendências, Faith Popcorn, que antecipou nos anos 90 teorias que ganharam muita importância no mercado mundial como o cocooning. Quanto ao branded content um dos grandes conselhos que se repetem é o respeito das marcas às audiências e ao trabalho dos produtores de conteúdos que certamente exigirá uma mudança de mentalidade nossa como departamento de marketing e clientes. Alex Chung, fundador da Giphy, trouxe toda a sua apresentação usando Gifs como alternativa para comunicar conteúdos em moléculas cada vez menores. Além de conteúdo, tem muito interação de marcas como Mercedes, Google, Pinterest, que montaram cases para ativação das marcas e lançamento de produtos nos arredores. O Brasil está com boa participação no evento e segue como uma das maiores delegações presentes. Um dos muros recebeu pintura do painelista Kobra e Natura e Amaro apresentaram cases. Com tanta coisa acontecendo, não é nada fácil planejar uma agenda, sem sentir que está deixando de ver algo. Precisaríamos de um robô de inteligência artificial para decidir. Para isso, um detalhe desse ano é o aplicativo que permite se saber em tempo real qual sala está ainda disponível.
A mensagem final é que não importa quanta tecnologia venhamos a ter para conhecer as pessoas, é a nossa humanidade e o foco em tornar o mundo um local mais agradável que precisa ser sempre considerado seja através da inteligência artificial ou de qualquer conteúdo. Somos e seremos sempre pessoas falando com pessoa. *