Carnaval: turismo de eventos do Ceará estima crescer 6%

Setor atribui o avanço a iniciativas como a aproximação entre os empresários e o setor público

Escrito por
Levi de Freitas - Repórter producaodiario@svm.com.br
Legenda: A Câmara Setorial de Eventos realizou, ontem, sua 53ª Reunião Ordinária. Durante o evento, foi debatido o planejamento para 2018
Foto: Foto: Rogério Lima

O setor turístico de eventos está otimista em relação ao ano de 2018. A perspectiva de crescimento é baseada na aproximação do empresariado e da gestão pública, além do aprimoramento da comunicação dos negócios. Para o mês de janeiro, há projeção de crescimento de 2% do turismo de negócios. Para o Carnaval, a previsão de ampliar em 6% os ganhos do setor ante igual período de 2017.

O presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Régis Medeiros, ressaltou que os resultados obtidos em 2018 são frutos do trabalho executado nos últimos anos. "Esses primeiros meses do ano formam o período mais fraco do ano. Mas, daí pra frente, vamos ter uma pauta interessante de eventos vindo para Fortaleza. Tudo que está acontecendo neste ano já foi captado nos anos anteriores. Os eventos sempre são trabalhados com dois, quatro, seis anos de antecedência", disse.

> Hotéis de Fortaleza preveem ocupação de 85% no Carnaval

Ele aponta as ações da gestão pública como fatores para acelerar o crescimento na Capital. "Muito trabalho foi e está sendo feito ao longo dos anos, de divulgação, marketing. A Secretaria de Turismo do Estado tem participado de dezenas de feiras nacionais e internacionais. A Prefeitura está com trabalho de revitalização da Praia de Iracema e reurbanização da Praia do Futuro. E Fortaleza está na mídia, em relação ao hub, com novos voos. A economia está dando uma melhorada. Em relação ao ano passado, já sentimos o segundo semestre bem melhor que o de 2016. Tivemos um Réveillon neste ano um pouco melhor que o ano anterior e estamos com a perspectiva de, em janeiro, termos crescido 2% acima de janeiro de 2017 e a perspectiva de, com o Carnaval, (avançar) 6% acima do Carnaval do ano passado. Então, começamos o ano com números positivos. E esperamos manter ao decorrer do ano com números muitos melhores", afirmou.

Régis Medeiros esteve, ontem, junto a outros representantes de entidades ligadas ao setor turístico, participando da 53ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Eventos (CS Eventos), realizada na Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece). Na pauta, estava o planejamento para o ano de 2018.

Projeto

O secretário em exercício da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Erick Vasconcelos, apresentou na ocasião o projeto elaborado pela Prefeitura para revitalizar a Praia de Iracema. O plano prevê em 12 meses transformar aquele espaço, fomentando ainda mais os negócios, com foco principalmente no turismo.

Em fevereiro, estão no gatilho da gestão municipal incentivos fiscais para concessões, um fundo de arrecadação dos eventos em prol da Praia, além de atrações como uma feira aos sábados, a criação do Dia da Praia de Iracema e um concurso entre agências para escolher a identidade visual do local. Até dezembro, diversas atividades e intervenções estão previstas para melhorar o ambiente.

"São ações a curto prazo. Em 12 meses, pretendemos devolver a Praia de Iracema, com esse planejamento participativo com a comunidade, comerciantes, ambulantes, a igreja", disse.

Dentre as ações, está a criação de um fundo em prol da Praia. Os eventos realizados na orla, que não pagam ISS, serão convidados a contribuir com o fundo, através da coleta seletiva de lixo ou da adoção do sistema de Wi-Fi a ser instalado no calçadão, por exemplo.

Licitação de ônibus

Além disso, Vasconcelos informou que, no próximo dia 27, está prevista a realização da licitação do ônibus hop on/hop off, que servirá para realizar passeios com viés turístico pela cidade. Ainda em fevereiro, deverá ser reativada uma linha de ônibus que sairá do Aeroporto rumo à zona hoteleira.

A presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará (CS Eventos), Enid Câmara de Vasconcelos, ressaltou que a cadeia turística tem buscado essa maior comunicação com os gestores públicos e que este é um dos objetivos das 22 entidades que compõem a Câmara para este ano. Outro ponto abordado é a necessidade de fomentar o turismo de negócios na Capital.

"Comunicação é um grande gargalo do setor, e acho que essa deve ser a tônica da gestão (da Câmara), tentar se comunicar melhor com o Estado, o governo, e criar uma comunicação integrada da Câmara. Nosso PIB dá mais que o do agronegócio, mas não temos força política para reivindicar uma campanha, para fazer promoção do turismo de negócios. Acreditamos que, com essa junção das entidades, vamos ter a força de comunicar melhor a importância do setor da cadeia produtiva de turismo de eventos e negócios", frisou.

"O turismo de eventos não tem parado de crescer. A crise não nos atingiu de cheio. O Ceará é o destino de negócios no Brasil e precisamos 'botar isso no ar'", completou.

Preparação

A representante da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural, Anya Ribeiro, também acredita em bons resultados para o setor no Ceará. Ela enfatizou a necessidade de uma maior preparação de toda a cidade de Fortaleza para receber bem os turistas que por aqui desembarcarão, principalmente no Aeroporto, com as chegadas da Fraport e do hub da Air France/KLM-Gol.

"As perspectivas são bem grandes, desde que o setor privado consiga se engajar e se integrar com o setor público para os negócios e oportunidades, como resultado das ações que o setor público alavancou em 2017. Precisamos unir esforços para qualificar esse produto turístico para além do sol e praia", disse.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado