Uso eficiente da água nas lições em Berlim

Aumento da produção com utilização racional dos recursos naturais será debatido durante evento na Alemanha

Escrito por Egídio Serpa* - Colunista ,
Legenda: O 11º Simpósio Internacional Frutic ocorrerá no CityCube Berlin, edifício anexo ao Messe Berlim, centro de eventos da capital da Alemanha
Foto: FOTO: EGÍDIO SERPA

Berlim (Alemanha). Hoje, véspera da abertura da Fruit Logistica 2018 - maior feira de frutas do mundo - seus organizadores promovem, durante todo o dia, uma série de palestras técnicas e científicas que tratarão do futuro próximo da cadeia de valor da produção e do comércio de frutas e legumes. Dois empresários cearenses - Tom e José Luiz Prado, da Itaueira Agropecuária, produtora de melão e melancia - estão aqui para acompanhar as palestras, que serão pronunciadas pelos autores de 40 artigos científicos especializados, que tratam desde o cultivo até o ponto de venda.

> Tecnologias para a embalagem de frutas

A série de palestras compõe o 11º Simpósio Internacional Frutic, cujo tema deste ano é "A utilização mais eficiente da água". O local do evento é o CityCube Berlin, um edifício anexo ao Messe Berlim, o gigantesco centro de eventos da capital da Alemanha, com 25 pavilhões de exposição, que a partir de amanhã estarão ocupados pela Fruit Logistica e pelos seus 2.800 expositores de 130 países dos cinco continentes.

Organizado pelo Leibniz-Institut für Agrartechnik und Bioökonomie, da Alemanha, e pela Università degli Studi di Foggia, da Itália, em parceria com a Fruit Logistica, o Frutic terá hoje, entre seus palestrantes, o professor espanhol José Alarcon e a professora dinamarquesa Morete Edelenbos, da Universidade de Aarhus. Ambos desenvolveram estudos e pesquisas sobre como produzir mais alimentos usando menos água.

As palestras focarão os diferentes usos da água na fruticultura, desde a irrigação - com a cada vez maior utilização de sensores para o eficiente controle da oferta hídrica - até a pós-colheita, que envolve lavagem, limpeza, a higienização e o tratamento da fruta em água quente. Além disso, serão apresentados conceitos inovadores para a redução da formação de água nas embalagens.

Aproximação

O 11º Simpósio Internacional Frutic oferece ainda - mais do que uma plataforma para a troca de conhecimentos técnicos sobre as tendências atuais e os novos desenvolvimentos na ciência e na prática diária - a oportunidade de ter uma conversa pessoal com os principais nomes da elite científica que se dedica à melhoria dos padrões de produção sustentável da fruticultura em todo o mundo.

*O colunista viajou a Berlim a convite da Fruit Logistica

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.