Aviação regional deve crescer 72% no Estado

Projeção para o ano de 2037 considera a movimentação de pessoas em sete aeroportos cearenses

Escrito por Redação ,
Legenda: Recebendo hoje 10 voos semanais de São Paulo, Campinas, Recife e Belo Horizonte, o Aeroporto de Jericoacoara é um dos equipamentos mais promissores do Ceará. O terminal deve receber 227 mil passageiros daqui a 20 anos
Foto: FOTO: HELENE SANTOS

A aviação regional no Ceará deverá crescer cerca de 72% em relação ao número de passageiros em 20 anos, segundo relatório do Ministério dos Transportes. De acordo com os dados disponibilizados, em 2017 este número era de 5,9 milhões de pessoas utilizando os terminais de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Jericoacoara, Sobral, Iguatu, Crateús e Aracati. Em 2037, o movimento salta para 10,3 milhões de passageiros nestes sete aeroportos cearenses.

> Fraport assume Aeroporto e inicia primeiras intervenções 
> Demanda aérea no País pode triplicar em 20 anos

Os números do Ministério dos Transportes faz parte de um estudo sobre as perspectivas para a aviação civil em 20 anos. O documento ressalta a importância dos aeródromos regionais. "Em uma estimativa conservadora, a movimentação dos aeroportos regionais tende a crescer mais que nos aeroportos sistêmicos nos próximos 20 anos: 104% nos regionais e 87% nos sistêmicos, embora estes concentrem 90,7% do movimento de passageiros no País", diz o relatório da Pasta, que indica potencial de desenvolvimento do setor, inclusive no Ceará.

Atualmente, o Estado conta apenas com três aeroportos com operações comerciais. Fortaleza, Juazeiro do Norte e, mais recentemente, Jericoacoara foram a trinca de terminais com movimentos regulares.

a

Destaques

Um dos destaques citados no relatório está o Aeroporto de Aracati, que ainda não opera voos comerciais. De acordo com o estudo, em 2037, o aeródromo deverá movimentar quase 194 mil passageiros, um crescimento da ordem de 93,6% em relação a 2017. No mesmo caminho do desenvolvimento, está Jericoacoara, que já recebe atualmente 10 voos semanais de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Campinas (Viracopos), Recife e Belo Horizonte (Confins).

Destino turístico em alta, Jeri deverá receber quase 227 mil passageiros daqui a 20 anos, uma alta de 56% em relação ao ano passado, quando foram iniciadas as operações regulares no Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa.

O Aeroporto de Sobral, segundo o estudo do Ministério dos Transportes, receberá em 2037 mais de 93 mil pessoas, um crescimento de 72,7%.

Rotas regionais

Para potencializar o desenvolvimento da aviação regional, a partir de maio de 2018, o Ceará deverá contar com seis voos regionais ligando Fortaleza ao Interior. As novas frequências serão operadas pela empresa paulista TWO Taxi Aéreo em parceria com a Gol Linhas Aéreas, em uma aeronave Cessna Caravan, com capacidade para 12 passageiros. Os voos irão atender os municípios de Aracati, Jericoacoara, Crateús, Iguatu, São Benedito e Sobral. Os aviões da TWO deverão ser pintados nas cores da companhia aérea Gol.

A companhia já demonstrou interesse de desenvolver a aviação regional e potencializar o hub do Aeroporto Internacional de Fortaleza.

Estratégia

Segundo o coronel Paulo Edson, assessor de infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), por meio dessa parceria, a ideia é vender bilhetes entre as cidades cearenses e também outras capitais do País, como São Paulo ou Rio de Janeiro, fazendo apenas uma conexão em Fortaleza. "Com a parceria com a Gol, vamos fazer uma estratégia com aviação regional e aviação regional estadual, atendendo as cidades que têm aeroporto com capacidade de fazer essas operações", disse Edson.

Como a Gol também é parceira da Air France-KLM, a expectativa é de que as novas frequências estaduais possibilite a venda de trechos entre Paris ou Amsterdã para Jericoacoara ou Aracati, conforme disse o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.