Televisão é o produto mais desejado pelos consumidores de Fortaleza

O valor médio das compras de agosto é estimado em R$ 309,92 por pessoa

Escrito por Redação Web ,

A pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) nesta terça-feira (12), apontou a televisão como o produto mais desejado pelos consumidores da capital cearense.

Logo em seguida apareceram itens de vestuário, celular, geladeira e móveis. Nos últimos lugares do ranking de interesse dos consumidores ficaram os MP3/MP4, o freezer e a câmera digital. No total, 900 pessoas foram entrevistadas pela pesquisa.

Aumenta a pretensão de compra

Segundo a pesquisa, a pretensão de compra teve um aumento expressivo em agosto, passando de 36,1%, em julho, para 46,2% em agosto. “O resultado de julho foi negativamente influenciado pela Copa do Mundo, que restringiu o número de dias úteis, e parte do consumo que não ocorreu naquele mês deverá ocorrer agora”, comentou Alex Araújo, economista e diretor técnico da Fecomércio.

O valor médio das compras é estimado em R$ 309,92 e a intenção de compra para agosto se mostra mais forte entre os consumidores homens (46,5%), com idade entre 18 e 24 anos (52,9%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (75,1%)

Situação financeira bem melhor

A maioria dos consumidores entrevistados (68,7%) consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, indicando uma melhoria de expectativas, já que em julho o percentual foi de 65,4%.

A pesquisa também mostra que 85,7% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 90,5% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.