Mais de 38% dos consumidores pretendem comprar em julho
A pesquisa mostrou que a taxa de julho deste ano também superou o do período semelhante de 2014, quando o índice ficou em 36,1%
Pelo quarto mês consecutivo, o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), registrou queda. Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8), a taxa caiu 7,1% em julho, passando de 101,2 pontos em junho para 94 neste mês. Apesar do pessimismo, a intenção de compra teve uma leve alta e saiu de 37,1% em junho para 38,2% em julho.
A pesquisa mostrou ainda que a taxa de julho deste ano também superou o do período semelhante de 2014, quando o índice ficou em 36,1%, o que sugere um maior movimento do varejo. A diretora institucional da Fecomércio-CE, Claudia Brilhante, explica que o aumento da pretensão de compra pode ser atribuído ao período de férias escolares.
Segundo a diretora, em julho a venda fica um pouco mais aquecida porque as pessoas acabam consumindo mais. “Está todo mundo cauteloso, mas neste mês, por exemplo, o setor de serviço é um dos que registram leve melhora. A venda é um pouco mais aquecida, as pessoas vão mais à praia ou ao cinema”, esclarece.
O valor médio estimado das compras ficou em R$ 295,44 e a intenção de consumir está mais vigorosa entre os clientes do sexo masculino (38,7%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (56,3%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (40,6%). “Os homens estão mais dispostos a comprar. Isso é um aspecto interessante, eles estão mais propenso a gastos enquanto as mulheres estão mais prudentes”, destaca Claudia Brilhante.