Inflação nos supermercados foi de 11,33%

Este é o segundo maior índice registrado em toda a série histórica, iniciada em julho de 1994

Escrito por Redação ,
Após registrar inflação de 7,59% em 2014, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, atingiu 11,33% em 2015. Este é o segundo maior índice registrado em toda a série histórica, iniciada em julho de 1994.
 
De acordo com a APAS (Associação Paulista de Supermercados) a maior inflação acumulada no ano havia sido em 2002, quando o indicador registrou alta de 17,53% nos preços em supermercados, influenciado, sobretudo, pela inflação oficial registrada naquele ano, a disparada do risco país e do dólar, diante de um cenário de incertezas após a eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
 
Segundo a entidade, a alta nos preços atual decorre do cenário de atividade econômica enfraquecido em 2015, o que fortalece a tese de que a inflação foi muito influenciada por fatores relacionados a choques adversos que não o aumento do consumo.
 
Ou seja, foi resultado do aumento nos custos de produção, diante da alta na energia elétrica, por meio dos reajustes expressivos do governo federal, que impactou os custos de produção de diversos setores. Os que utilizam a energia de maneira intensiva, caso de alimentos e bebidas, principalmente panificados, massas, bebidas, foram os mais afetados.
 
Produtos
A alta em 2015 esteve diretamente relacionada ao aumento nos preços dos produtos In Natura com alta de 22,67%, impactados pelo aumento em algumas culturas especificas que pressionaram os preços dos produtos, tais como cebola (78,31%), tomate (43,88%) e batata (38,44%).
 
De modo geral, a elevação dos preços esteve diretamente relacionada a fatores como pressão sobre os custos (estiagem, alta nas contas de energia elétrica e dólar).
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.