Companhia Siderúrgica do Pecém fabrica primeiras placas de aço

Dotada de investimento de US$ 5,4 bilhões, CSP irá incrementar PIB do Ceará em 12%

Escrito por Redação ,

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) deu início na última segunda-feira à produção de suas primeiras placas de aço. O ex-governador do Ceará, Cid Gomes, que respondia pelo Executivo estadual durante o início das obras físicas da CSP, em julho de 2012, comemorou o começo da operação ontem, em sua página oficial no Facebook, e divulgou uma fotografia da primeira placa de aço produzida. O Governador Camilo Santana também usou sua página no Facebook para divulgar um vídeo com a produção da placa.

“O impacto na economia cearense será equivalente a uma elevação de 48% em nosso PIB industrial”, destacou o ex-governador. Além disso, a previsão é de que a CSP traga um incremento de 12% no Produto Interno Bruto (PIB) total do Ceará.

Com foco na exportação, a produção da CSP será direcionada à geração de produtos laminados nas indústrias naval, de óleo e gás automotivo e da construção civil.

Em sua publicação, Camilo ressaltou a capacidade de produção da CSP.  "A indústria, que terá capacidade para produzir até 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano, representa um novo marco para a economia do Ceará. Além dos mais de doze mil empregos diretos e indiretos, a CSP trará um incremento de 48% no nosso PIB industrial e 12% no PIB total do nosso estado. São mais oportunidades e desenvolvimento para o Ceará", disse Camilo.

A CSP é dotada de um investimento US$ 5,4 bilhões, segundo maior aporte feito pela iniciativa privada em todo o Brasil, tocado pela brasileira Vale e pelas sul-coreanas Dongkuk e Posco.

Veja vídeo:

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.