Banda larga móvel cresceu 735% em todo o Brasil

Em quatro anos, o número de assinaturas do serviço cresceu 784% na região Norte e 795% na região Nordeste

Escrito por Redação ,
A banda larga móvel cresceu 735% em todo o Brasil, entre dezembro de 2010 e o mesmo mês de 2014, passando de 20,6 milhões de acessos para 157,9 milhões. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
 
As regiões Norte e Nordeste foram as que mais registraram novas assinaturas do serviço, com um crescimento de 784% e 795%, respectivamente.
 
De acordo com o gerente de projetos do Ministério das Comunicações, Pedro Lucas Araújo, o crescimento maior nessas regiões já era esperado, por uma característica natural do mercado. "As empresas começam oferecendo o serviço em regiões mais populosas, onde o retorno financeiro é mais rápido, e depois buscam novas fronteiras", afirma.
 
Ele destaca, porém, que este movimento foi mais intenso devido às políticas públicas adotadas para o setor, sempre priorizando a redução das desigualdades regionais. "Nos leilões realizados pela Anatel, por exemplo, as empresas vencedoras sempre têm que cumprir metas de expansão de infraestrutura", acrescenta.
 
Acessos
 
No Norte, o serviço passou de 1,3 milhão de acessos em dezembro de 2010 para 11,2 milhões em dezembro de 2014. Já no Nordeste, o total de assinaturas foi de quatro milhões para 35,9 milhões no período analisado.
 
Uma das obrigações das empresas vencedoras do leilão do 4G, por exemplo, é ofertar a tecnologia de quarta geração em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes até dezembro de 2019.
 
Araújo também ressalta que o enorme crescimento da banda larga móvel em todas as regiões do Brasil comprova que o serviço tem sido um importante instrumento de inclusão digital. "Com um crescimento tão expressivo, fica evidente que o serviço está chegando a todas as camadas sociais e não apenas às classes A e B", conclui.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.