Ministro do Trabalho vem ao Ceará e visita CSP

Ronaldo Nogueira também fará palestra para empresários e inaugurará uma nova agência da SRTE-CE

Escrito por Redação ,
Legenda: Ministro do Trabalho visita o Cipp, onde deverá ir à Companhia Siderúrgica do Pecém. Ideia é abrir uma agência do Trabalho no Pecém

O ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, cumpre hoje agenda no Ceará, incluindo uma visita à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), onde vai conferir o potencial do empreendimento e do Estado. A CSP também receberá a visita do embaixador da Coreia do Sul, Jeong-Gwan Lee, que irá à Siderúrgica a convite do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que é presidente da Frente Parlamentar Brasil-Coreia na Câmara Federal. Integra, ainda, a comitiva, o superintendente do Ministério do Trabalho no Ceará, Fábio Zech.

A visita à CSP será o segundo compromisso do ministro do Trabalho no Ceará, nesta sexta-feira, e está marcada para ocorrer a partir das 11h. De acordo com Fábio Zech, a ideia é cogitar junto a Nogueira a instalação de uma unidade da Pasta no Pecém para atender aos trabalhadores.

"O ministro vem a Fortaleza para falar sobre a modernização das leis trabalhistas. Depois, o levaremos ao Cipp, mostrar a Siderúrgica, os postos de emprego na região, e pleitear a construção de uma agência regional do Ministério no Pecém. Aquela região merece atenção", disse.

Antes de ir à CSP, o ministro Ronaldo Nogueira participará, às 8h30, do seminário "A Reforma Trabalhista e o Impacto na Geração de Empregos no Brasil", promovido pelo Lide Ceará e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). O evento ocorrerá na sede da CDL.

Inauguração

À tarde, o ministro do Trabalho participará da inauguração realizada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-CE) da primeira Agência do Trabalho no Brasil a prestar serviços dentro de um shopping. O equipamento funcionará no RioMar Fortaleza, no bairro Papicu. O objetivo da Agência é atender cerca de 500 trabalhadores por dia. A inauguração está prevista para as 15h.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e prestará os serviços tidos como mais procurados pela população, como emissão de CTPS, habilitação e recursos do seguro desemprego. "Estamos muito felizes com essa parceria, pois através de uma gestão baseada na qualidade e na eficiência do serviço público, aliada a parceria da iniciativa privada, chegaremos mais perto dos trabalhadores que moravam numa área da cidade desamparada pelos nossos serviços", disse Zech.

Embaixador

Sobre a visita do embaixador da Coreia do Sul à CSP, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos disse que a ideia é sensibilizá-lo ante a situação daquela região, que é hoje tida como o segundo maior reduto de sul-coreanos no País.

"O embaixador tem toda uma atenção especial ao Ceará em virtude de ser a segunda (maior) colônia coreana (no Brasil). A vinda dele aqui, atendendo ao nosso convite, é para ver o potencial que tem a CSP. Vai ter uma reunião dele com todos os coreanos e estamos na luta de reivindicar a instalação aqui de um consulado, para tentar resolver as questões dos coreanos já fixados aqui, na região de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, que são mais de 500".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.