Ministério ampliará repasses ao Ceará

Escrito por Redação ,

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, irá ampliar repasse de recursos federais para ações executadas pelo Governo do Ceará para o abastecimento da população afetada pela seca no Estado. A decisão veio após audiência do ministro com o governador Camilo Santana ontem. A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH) apresentará à equipe do ministério os projetos que consideram prioritários.

Os valores dos novos recursos a serem repassados dependem das propostas a serem apresentadas pelo Executivo estadual. Entre 2011 e 2016, o governo federal já havia repassado R$ 3,8 bilhões para ações emergenciais e para obras hídricas no estado.

"Nossas equipes estão focadas em buscar soluções que possam efetivamente dar mais segurança à população cearense durante a seca. Conseguimos, inclusive, antecipar em 11 dias a publicação da Consulta Pública para empresas interessadas em executar os serviços remanescentes no Eixo Norte do Projeto São Francisco, que estavam sob responsabilidade da Mendes Júnior", destacou o ministro.

Na reunião, que também incluiu o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, o governador pediu "agilidade no retorno dessas obras que estão paralisadas, justamente no trecho entre Pernambuco e Ceará". A construtora Mendes Júnior desistiu da obra após problemas para se financiar por conta de acusações de envolvimento no esquema investigado pela Operação Lava-Jato.

Cinturão das Águas

O ministério informou que irá liberar "nas próximas semanas" uma nova parcela de pagamento para as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O trecho I da obra será interligado à barragem Jati do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Assim, as águas chegarão até Fortaleza, após abastecer riachos e os principais açudes do estado: Orós e Castanhão.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.