Microsoft investe para consolidar parcerias no Ceará

De olho no mercado local, a multinacional iniciará investimentos nas áreas de educação e empreendedorismo

Escrito por Ângela Cavalcante - Repórter ,
Legenda: O protocolo foi assinado pelo diretor de setor público da Microsoft Brasil, Milton Larsen Burgese, e pelo titular da SDE, Robinson de Castro
Foto: FOTO: MARCOS MOURA

Uma parceria firmada ontem entre a Prefeitura de Fortaleza e a Microsoft será a porta de entrada para a empresa de tecnologia consolidar sua marca no Estado e se tornar parceira de empresas cearenses. De olho no mercado local, a multinacional iniciará investimentos nas áreas de educação e empreendedorismo, com o objetivo de ampliar o acesso da população fortalezense à tecnologia e à inovação.

O protocolo de intenções assinado pelo titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Robinson de Castro, e pelo diretor de setor público da Microsoft Brasil, Milton Larsen Burgese, prevê a disponibilização de conteúdos de capacitação de Tecnologia da Informação gratuitos para jovens e empreendedores da Capital; plataforma digital para a Secretaria de Educação com acesso gratuito de alunos e professores; aplicativo "Microsoft Cidadão Conectado", que possibilitará interação dos cidadãos com a Prefeitura para informar problemas na Cidade; além de doação de softwares para Organizações Não Governamentais (ONGs) parceiras do Município.

Também por meio da parceria, será implementado o programa BizSpark, que fomenta o empreendedorismo e desenvolvimento de startups, com acesso a software de alta tecnologia, suporte técnico, treinamento de negócios e gerenciamento, com duração de três anos. Segundo Burgese, o projeto piloto contemplará doze startups do Cuca Barra, mas, até o meio do ano, o programa poderá ser acessado por outras microempresas da Capital, cearense mediante validação da SDE municipal.

"A Prefeitura é mais do que uma porta de entrada. É um fator para alavancar. Nós buscamos realmente um modelo de parceria. Não temos interesse de desenvolver nada sozinhos", afirma, justificando o critério de parceria das startups e ONGs com o executivo municipal.

Inclusão digital

Conforme o diretor da Microsoft, o objetivo maior da parceria é propiciar a inclusão digital. "A tecnologia é uma das ferramentas mais inclusivas hoje em dia. Costumo dizer que atrás de um tablet ou de um smartphone não se consegue diferenciar ricos e pobres. A nossa ideia é buscar formas de fazer com que a tecnologia chegue ao maior número de pessoas, gerando o maior impacto positivo na vida delas".

Negócios

Mesmo reforçando o foco da Microsoft na inclusão digital, o executivo não descarta o interesse da empresa no mercado cearense. "É um mercado importante. A Microsoft vive de fomentar negócios e parcerias. E existem empresas super relevantes aqui no Estado. É uma economia forte, que está em desenvolvimento. O Ceará cresce em taxas diferentes da maioria dos estados brasileiros. Então, obviamente, temos um interesse muito grande em solidificar a marca como uma grande parceira para todas as empresas locais", frisa.

Ele destaca ainda que a parceria proporcionará também mão de obra qualificada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.