Mercado é principal destino

Escrito por Redação ,
Legenda: Mercado, que abriga gastronomia regional e artesanato, é o principal destino de compras para 66,2% dos turistas nacionais
Foto: Fotos: Nah Jereissati/divulgação

De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o Mercado Central é o principal destino dos turistas na hora de fazer compras, com 66,2% das respostas dos turistas nacionais e 73,3% das respostas de turistas internacionais. Em seguida, ficou a Feira da Beira Mar, com 36,3% e 40,35% das respostas, respectivamente. Os dados são de janeiro e fevereiro de 2016.

LEIA MAIS

> Turismo de compras cresce e aquece economia do Ceará

> 30 mil pessoas em dois dias de bazar

> Atendimento bilíngue e transporte são atrativos

Os shoppings figuram na terceira posição entre os principais destinos para as compras dos turistas que vem ao Estado, com 27,2% dos turistas nacionais e 52,6% da preferência dos visitantes internacionais. Completam a lista o Centro da Cidade (23,5% e 28%); Centro de Turismo (11,9% e 14,7%); Praias (6% e 8%); Centro Dragão do Mar (2% e 0,7%); Ceart (1,1% e 4,2%); Monsenhor Tabosa (1,5% e 0,7%) e outros (8,1% e 8%).

A dona de casa Francisca Carvalho chegou a Fortaleza na manhã da última segunda-feira (17). No Mercado Central, ela explica que "queria ver se era a mesma coisa de São Paulo", que é o local em que mora. "A gente acabou de chegar, andamos pouquinho e se a gente gostar, acaba comprando, porque sempre que a gente gosta, acaba levando alguma coisa", explica.

Artesanato

Com ela, estava a também dona de casa Adelita Dias. "A gente já pegou ali umas bijuterias... Se a gente gostar, estamos levando", sorri. Para ela, o artesanato é o que mais chama a atenção. "É o mais bonito", diz, completando, entretanto, que já provou castanha doce, que eu não conhecia". Além do mercado, elas destacam que também querem ir em outros locais, como shoppings e outros centros, em busca do diferente. "Vamos buscar coisas diferentes, que é para mostrar lá. Eu tô gostando bastante", diz Adelita, que é do Piauí.

'Lembrancinhas'

A empresária Mariana Gotardo também pretende ir a outros centros da Capital e fora dela em busca de compras. Ela, que veio para ficar dez dias no Ceará, espera levar lembrancinhas para toda a família, com preferência para o artesanato. "Pretendo gastar uns R$ 1000 com presentes para a família", destaca. (IC)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.