'Manter relacionamento é segredo para bons negócios'

Escrito por Redação ,
Legenda: Renato Bonfim mostra, orgulhoso, o troféu que ganhou do presidente da empresa Brindes Tip na Alemanha pela sua atuação e pelo aniversário
Foto: FOTO: REINALDO JORGE

Há mais de cinco décadas atuando no mercado de brindes, o empresário Renato Bonfim crava: hoje, está mais desafiador trabalhar no ramo, devido às facilidades trazidas pela internet. Contudo, orienta, o segredo para se manter em alta está no bom relacionamento com a clientela.

Bonfim, que completou 80 anos de vida no último dia 14 de janeiro, esbanja disposição. Apesar das limitações impostas pela idade, diz que ainda segue "correndo", sempre em busca de um bom atendimento a seu público.

O empresário conta que o conselho, que costuma compartilhar com outros empresários, está exatamente neste relacionamento próximo de quem compra seus produtos. Em um caso, disse que estava oferecendo agendas para um empresário presentear os clientes. Diante da dificuldade na venda, compartilhou conhecimento sobre clientes com o seu cliente, e conseguiu o convencer.

"Uma vez, fui vender umas agendas ao dono de uma farmácia, e ele não queria comprar. Então, eu dei esse conselho a ele: 'Qual é a sua melhor mercadoria?' Ele respondeu: 'Meus produtos'. E eu disse: 'Negativo. Vou lhe ensinar sem cobrar nada. Sua melhor mercadoria são seus clientes. Se o senhor não tiver cliente, não tem mercadoria nenhuma que o senhor venda. Se seus clientes estão satisfeitos, então o senhor está no caminho certo'. Ele concordou. E comprou minhas agendas (para dar de presente aos clientes)", lembrou Bonfim.

Dentre agendas, canetas, chaveiros e outros brindes, Renato Bonfim também tem grande apreço pela leitura do jornal impresso. Ele diz que esse também é outro diferencial dele, no alto dos seus 80 anos, para conseguir conquistar a simpatia dos compradores.

"Você tem de conversar, amaciar o cliente. Cada um tem um gosto. Tem quem gosta de falar de futebol, de política, inflação, e você tem que acompanhar aquele ritmo. Aí o cara diz: 'Tu assina jornal?'. Sim, pois tenho que estar por dentro. Quem não acompanha se desliga, e fica fora do mercado", avaliou Renato Bonfim.

Reconhecimento

A satisfação em vender foi coroada na festa de 80 anos do empresário, celebrada no Hotel Praia Centro, conforme lembra o empresário. Renato Bonfim representa há 48 anos, dentro dos 52 anos de atuação no mercado, a empresa Brindes Tip, de origem alemã.

Para surpresa do empresário cearense, o próprio presidente da empresa veio pessoalmente, da Alemanha, para participar da festa. Como presente, trouxe um troféu em que a empresa agradece e parabeniza Renato Bonfim pelos anos de atividade.

A experiência de vida e trabalho do empresário o permitem avaliar a situação do Estado tecendo elogios à administração pública. Conforme Renato Bonfim, a equipe conseguiu atravessar o período da crise econômica que assolou o País nos últimos anos de maneira efetiva.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.