Itaipava estima avanço de 30% no Ceará em 2017

Escrito por Carol Kossling* - Repórter ,
Legenda: A unidade em Alagoinhas (BA), primeira fábrica do Nordeste, está comemorando três anos de funcionamento e tem capacidade de 6 milhões de hectolitros por ano

Salvador. Para o próximo ano, o Grupo Petrópolis, maior empresa de bebidas com capital 100% nacional, pretende continuar a expansão da marca pelo Nordeste e espera crescer, com a marca Itaipava 30% na região. Este percentual de ampliação de mercado se repete para o Ceará, de acordo com a gerente de propaganda do grupo, Eliana Cassandre. O Estado é abastecido pela unidade de Itapissuma, localizada em Pernambuco, inaugurada em 2015.

Atualmente, a Itaipava é a segunda marca mais vendida no Ceará e detém 17% do mercado cervejeiro do Estado no acumulado do ano. Com seis unidades de revendas, o Grupo gera cerca de 790 empregos diretos aqui. Para o Estado, apesar da executiva ter ciência da estagnação econômica nacional, os planos são a consolidação da parceria com os pontos de venda. "Para permanecer forte com o nosso produto na gôndola, pois não adianta ter campanha na televisão e não ter produto na gôndola, pois causa frustração", analisou.

Segundo Eliana Cassandre, 2017 será um ano onde a área comercial, a de trade marketing e a de marketing estarão conectadas para verificar as oportunidades de pontos de vendas, autosserviço e projetos de degustação, eventos e show.

Existe a possibilidade de uma nova fábrica no Nordeste dependendo da resposta que os consumidores derem ao Grupo. "Mas ainda não temos nada (local) em vista. O nosso foco será no comercial", declarou.

Entre os pilares para alcançar este crescimento estão o comercial, para garantir um produto com preço justo; a produção, que irá trabalhar com capacidade diária de 100%; e, o marketing, que é responsável por levar as campanhas com humor para o cliente final.

"Na crise, você tem duas reações: ou se ajusta e fica parado, ou se entusiasma e cria. E é o que a gente fez", destacou. A marca reformulou a embalagem das cervejas Itaipava, penetrou no ambiente digital e fez parcerias.

"Investimos em mídia 50% a mais que no ano passado", disse. Hoje, 35% da verba de marketing é utilizada para ações na Região Nordeste.

No próximo ano, o Grupo Petrópolis deve crescer cerca de 3%. Este ano, o mercado geral deve fechar com uma queda de 2%, porém, o Grupo terá um crescimento de 2%. "Ainda temos muitas áreas brancas que não têm o nosso produto, como Norte e Sul do País", sinalizou. Estas áreas são a grande aposta da empresa para sustentar a ampliação no Brasil.

Fábricas

A unidade em Alagoinhas, na Bahia, primeira fábrica do Nordeste, está comemorando três anos de funcionamento e tem capacidade de 6 milhões de hectolitros por ano. A unidade teve investimento de R$ 600 milhões e atende a Bahia, norte de Minas Gerais e Sergipe.

Desde 2013, o Grupo teve crescimento de 18,3 pontos percentuais de share de mercado no Nordeste, passando de 1%, em 2013, para 19,3% no acumulado deste ano. No último mês de outubro, o Grupo registrou 21% de share na Região.

Já a fábrica localizada em Itapissuma atende, além do Ceará, os estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Juntas, as duas unidades foram responsáveis por incrementar 48% a capacidade de produção e distribuição do Grupo Petrópolis. No Nordeste, atualmente, são 51 revendas próprias. A meta é estar em 100% do território nacional até 2019.

Mercado

O Grupo Petrópolis é a 2ª cervejaria no ranking de vendas do País e está presente em mais de 650 mil pontos de vendas, além das 70 mil lojas de autosserviços em 26 estados. São 183 revendas em todo o Brasil. A Itaipava é a principal marca do Grupo.

Com o objetivo de ampliar a linha de cervejas da marca, que já conta com pilsen, premium, malzebier, fest e light, o chopp Itaipava é produzido na unidade de Alagoinhas e Itapissuma desde o segundo semestre de 2014 e 2015, respectivamente.

*A repórter viajou a convite do Grupo Petrópolis

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.