'Indústria pagará conta das medidas tributárias'

Escrito por Redação ,

São Paulo. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, avaliou que a indústria é o setor que vai pagar a conta das medidas tributárias anunciadas nessa quinta-feira (31), para bancar o diesel mais barato para os caminhoneiros do País. O pacote de medidas foi acordado após a realização de um greve dos caminhoneiros que durou mais de 10 dias e afetou praticamente todos os estados brasileiros.

"O problema é que o governo está querendo pagar a conta do subsídio ao diesel tirando incentivos muito importantes para a indústria. E sempre ela que está sendo penalizada", afirmou que está em trânsito para Genebra, onde participará de uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

> Cerâmicas: 20 dias para reorganizar a logística 

Impostos

Robson Andrade ressaltou que a indústria paga 32% dos impostos federais e chegou a sugerir que as medidas atingissem outros setores que pagam menos tributos, como a agricultura.

"Temos alertado o governo. A Confederação Nacional da Indústria teve uma reunião hoje (ontem) com o governo mostrando os prejuízos que a indústria teve. Isso (as medidas) vai piorar muito a situação das empresas que exportam", criticou.

Exportações

Na sua avaliação, as exportações têm contratos de longo prazo e a subida do dólar muitas vezes não impacta como deveria as vendas externas.

"Os exportadores não podem fazer o preço de um contrato baseado numa especulação do dólar que subiu um pouco", completou o presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.