'Hub em Fortaleza é grande passo para ampliar nossa presença no mercado'

Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, diretor comercial da Air France-KLM para o Brasil e Cone Sul, Wouter Vermeulen, destaca que as novas rotas vão expandir possibilidades não só entre Fortaleza, Paris e Amsterdã, mas também para mais de 400 destinos. Ele diz ainda que é a primeira vez na história do Grupo que novos voos terão início com as duas aéreas ao mesmo tempo

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,
Legenda: Sobre a abertura de um escritório na Capital cearense, o diretor informou que a operação local ainda está sendo estudada, "mas é seguro dizer que essa iniciativa gerará posições diretas e indiretas em Fortaleza para o grupo como um todo"

Qual a avaliação que o senhor faz do mercado da América do Sul e mais especificamente do mercado do Nordeste do Brasil?

Nossas empresas estão na América do Sul há muito tempo. A KLM, companhia aérea holandesa, chegou ao Brasil há 71 anos, e a francesa Air France há mais de 80 anos. O País é um dos mercados prioritários para o grupo e continuará assim. Nos últimos dois anos, adaptamos a nossa oferta e, agora que estamos vendo a demanda crescer novamente, por conta das expectativas positivas para os próximos anos, aumentamos e seguiremos aumentando gradualmente a nossa oferta. Queremos contribuir ativamente com a recuperação da economia. O lançamento deste hub em Fortaleza é um grande passo que tomamos para ampliar nossa presença no mercado, é a comprovação do comprometimento que temos com o Brasil e também o quão importante é a nossa parceria com a Gol para ampliar essa oferta para o Norte e Nordeste. Também vimos que as melhorias que fizemos em nossos produtos, desde 2015, influenciaram positivamente a satisfação do cliente. Estamos confiantes de que, trazendo Fortaleza para a oferta que temos aos brasileiros, ofereceremos a melhor opção ao cliente do Norte e no Nordeste do Brasil para viajar à Europa e ao mundo.

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Por que o Grupo optou por um hub no Nordeste? Quais os pontos essenciais para a escolha de Fortaleza?

Iniciamos os estudos de ampliar a disponibilidade de voos Air France-KLM no Brasil desde fevereiro deste ano. Diferentes mercados no Nordeste foram concorrentes, todos muito capacitados a receber a ofertas da KLM e da Air France. É seguro dizer que tivemos um bom problema em nossas mãos.

A escolha de Fortaleza como a nova porta de entrada de nossos voos se deu por sua posição estratégica em relação à Europa e aos outros Estados importantes do Brasil e da região. O potencial do Ceará para o turismo corporativo e de lazer também foram considerados nesta decisão, por acreditarmos ser uma opção tanto para brasileiros que voam para a Europa quanto para europeus que visitam as belas praias e o clima do Nordeste. A economia da região também tem crescido significativamente nos últimos anos, haja vista os desenvolvimentos que serão feitos no aeroporto.

O senhor acredita que, com a consolidação das operações aqui em Fortaleza, haja demanda para aumentar a quantidade de voos? 

A partir de maio do ano que vem, operaremos cinco voos semanais para Fortaleza de Amsterdã e Paris. A KLM será a grande operadora no hub em Fortaleza, pois serão três frequências. A Air France terá duas frequências, operadas por uma aeronave da Joon. É importante ressaltar o tamanho deste investimento, pois geralmente quando começamos uma nova rota, escolhemos entre KLM ou Air France e com três voos semanais. Após avaliação do desenvolvimento dos voos, ampliamos com a mesma companhia ou adicionamos voos com a outra. Aumentar a nossa oferta de voos depende do sucesso da rota, logo, sempre que a demanda do mercado permitir, aumentaremos as frequências. Queria mencionar que é a primeira vez na história do Grupo Air France-KLM que vamos começar com as duas companhias ao mesmo tempo. Também é a primeira vez que vamos lançar uma operação em conjunto com um parceiro, no caso, a Gol.

A companhia já projeta esse aumento? Em quanto tempo isso seria possível? Existe um planejamento com número de voos esperados?

Daremos a devida atenção ao início das operações, e a ambição é realmente crescer. O ritmo desse crescimento depende do sucesso da rota. Mas posso garantir que estamos confiantes de que será uma rota importante para nossos negócios no Brasil. Ela expandirá possibilidades não só entre Fortaleza, Paris e Amsterdã, mas também para mais de 400 destinos, graças às conexões e parcerias que temos com outras companhias aéreas pelo mundo.

Quando o grupo vai abrir um escritório em Fortaleza? Já foi decidido qual executivo será responsável pelas operações das companhias aqui na Capital cearense? 

Ainda estamos estudando a operação local, assim com a representação da Air France-KLM na região, mas é seguro dizer que essa iniciativa gerará posições diretas e indiretas em Fortaleza para o grupo como um todo.

Qual a expectativa de vendas dos voos no Brasil? Vocês projetam aeronaves lotadas nos primeiros voos?

Quando olhamos o nosso desempenho no Brasil, somos muito fortes em São Paulo e Rio de Janeiro, e isso se expande para as regiões Sul e Centro do Brasil, mas nos faltava presença no Norte e Nordeste. Estamos confiantes de que a rota será importante para o viajante a negócios e a lazer, especialmente pela colaboração que temos com a Gol, que trará passageiros de diversas capitais nas regiões.

Qual a data do primeiro voo a partir de Fortaleza? Você pode detalhar a frequência? 

O Grupo Air France-KLM iniciou no dia 23/10 no Brasil as vendas de passagens para os voos de/para Fortaleza. A operação do Grupo Air France-KLM na Capital cearense começará em 3 de maio de 2018. Pela companhia holandesa serão três voos semanais, partindo e chegando em Fortaleza às segundas, quintas e sábados. Pela francesa, serão dois voos semanais, às sextas-feiras e aos domingos.

As vendas desses trechos no mercado europeu tiveram início em setembro. Quais os primeiros resultados?

Não podemos divulgar as projeções de ocupação ou rentabilidade, por que nunca as fazemos somente para um mercado, sempre falamos em nível global enquanto Air France-KLM. Mas estamos otimistas que os voos serão bem aceitos pelo público das regiões Norte e Nordeste e também pelos europeus.

De que forma vocês pensam promover os destinos Ceará/Nordeste na Europa e em outras praças, como Ásia e América do Norte?

Queremos fomentar Fortaleza e os demais destinos no Norte e Nordeste na Europa, na Ásia e Oriente Médio. Vamos organizar promoções, comunicar sobre as regiões nos países em que operamos. Quando começarmos os voos, para ir de Seul (Coreia do Sul) até Fortaleza, por exemplo, seremos a melhor opção. Fora que os clientes poderão fazer paradas grátis em Amsterdam ou Paris, podendo conhecer até três cidades pelo preço de uma.

O grupo tem uma boa presença na Ásia. O senhor acredita ser viável conexões mais eficientes entre cidades asiáticas, Europa e Fortaleza? Existe mercado para isso?

O Grupo Air France-KLM possui uma malha aérea extensa pelo mundo, sendo obviamente muito presente na Ásia. Da mesma maneira que trabalharemos em conjunto com a Gol na Capital cearense, para otimizar ao máximo a conectividade entre os voos deles com os nossos, faremos o mesmo a partir de Amsterdam-Schiphol, o hub da KLM na Europa, e em Paris-Charles de Gaulle com a Air France, para a Ásia e para todos os 328 destinos que as companhias operam pelo mundo.

A parte de tráfego de cargas também deverá ter um incremento com essa oferta de voos. Qual a expectativa quanto a isso?

Tanto a KLM quanto a Air France terão presença importante em Fortaleza a partir de maio do ano que vem, por meio dos voos para passageiros. Definitivamente vamos aproveitar o espaço de porão das aeronaves para alimentar as necessidades do mercado do Norte e Nordeste do Brasil quanto ao transporte de cargas. Sabemos do potencial que a região tem para esse tipo de transporte, mas ainda é cedo para falar em voos específicos para cargas.

Qual o perfil de turista que a KLM mira na Europa para trazer para Fortaleza e para o Nordeste?

A KLM é uma companhia extremamente diversificada, inovadora, e que investiu recentemente nas rotas para o Brasil no aprimoramento de seus produtos. O mesmo fez a Air France. Ambas atendem a todos os tipos de necessidade do viajante, seja o corporativo, que tem especificidades, passando pelo viajante jovem, até as famílias que tanto viajam conosco.

Como a parceria entre a Air France/KLM e a Gol pode obter bons resultados? Qual o papel da companhia brasileira nesse projeto?

A Gol esteve presente no estudo e desenvolvimento do projeto de abertura de um hub no Nordeste desde o dia em que cogitamos ampliar a nossa presença no mercado brasileiro. São dois líderes, Gol no Brasil e Air France-KLM na Europa, atuando juntos deste fevereiro de 2014.

Teremos como base o que foi desenvolvido até hoje entre as companhias. Atualmente, 22% de todos os nossos passageiros já se conectam aos voos da Gol. Três anos atrás, eram 7%. Tenho certeza de que esta porcentagem crescerá com início das operações em Fortaleza.

A Gol ajustará a malha aérea de/para a Capital cearense, em Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus, para alimentar nossos voos, incluindo mudança de horários, mais frequências e novas rotas. Ao chegar na Europa, o cliente terá acesso a dois dos aeroportos mais poderosos da Europa, que são Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol.

A Air France/KLM tem conversado com a Delta Airlines sobre a possibilidade de ela compor o hub de Fortaleza? Como seria essa parceria com os norte-americanos?

Estamos concentrados no desenvolvimento do hub em Fortaleza em parceria com a Gol. Sabemos da importância de termos uma operação eficiente e fluída ao nosso passageiro, e queremos trabalhar em conjunto com a Fraport para desenvolver isso. Vale ressaltar que a Delta é uma parceira estratégica da Air France-KLM no mundo, mas eles devem responder sobre o interesse em Fortaleza.

*diretor comercial da Air France-KLM para o Brasil e Cone Sul

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