Grupo Imarf vai investir em fábrica na ZPE Ceará

Investimento seria algo em torno de R$ 20 milhões, em área de 50 mil m², segundo a reportagem apurou

Escrito por Raone Saraiva - Repórter ,
Legenda: A Zona de Processamento de Exportação Ceará foi criada em junho de 2010 e inaugurada em agosto de 2013, sendo pioneira no Brasil
Foto: Foto: Fernanda Siebra

Prevista para ser anunciada até o fim deste mês pelo governo estadual, a nova fábrica da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará deverá ser de propriedade do Grupo Imarf, empresa cearense que atua há quase 40 anos na cadeia produtiva de rochas ornamentais e é referência no mercado nacional e internacional. Conforme o Diário do Nordeste já divulgou no último dia 1º de maio, a planta será instalada numa área de cinco hectares do Setor II, o que corresponde a 50 mil metros quadrados (m²). A unidade já foi constituída na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).

A reportagem apurou que, atualmente, a empresa estaria com o financiamento em fase de aprovação, o que deve ocorrer nos próximos dias, antes do anúncio oficial do Estado. O investimento na nova fábrica seria da ordem de R$ 20 milhões.

A expectativa é que, se tudo ocorrer como planejado, a planta comece a produzir e exportar até o fim deste ano. Recentemente, porém, o secretário de Assuntos Internacionais do Ceará, Antônio Balhmann, disse que seria necessário cerca de um ano para inaugurar a fábrica.

"A fábrica será instalada em um terreno de, aproximadamente, cinco hectares. A unidade terá grande representatividade para a ZPE Ceará. Vale lembrar que será uma fábrica moderna e com alto padrão tecnológico", afirmou o secretário na época.

Na ocasião, Balhmann também informou que o governo estadual prevê constituir mais quatro empresas do setor de rochas ornamentais na ZPE ainda neste ano. Além disso, existem 19 protocolos de intenções assinados e três projetos em fase de modelagem. De acordo com informações do site da Imarf - Limestones e Granitos, a empresa trabalha permanentemente pela excelência de seus produtos, "sempre fazendo a diferença em grandes projetos, construindo parcerias com clientes no Ceará, Brasil e exterior".

Com sede localizada no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, A Imarf reforça que sua marca está presente em todas as etapas da cadeia produtiva de rochas ornamentais, indo da exploração na própria jazida até a aplicação do produto acabado nos projetos dos segmentos onde atua.

Dentre as principais obras que utilizaram produtos da companhia estão Aeroporto de Fortaleza; Centro de Eventos; Shopping Iguatemi Fortaleza; Aeroporto de Guarulhos; Park Shopping Brasília; Hotel Intercontinental Rio de Janeiro; Metrô de Osaka; VSB Bank Amsterdã; Emicela Espanha; entre outras.

Expansão

Localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, entre os municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, a ZPE Ceará foi criada em junho de 2010 e inaugurada em agosto de 2013, sendo a primeira do Brasil a entrar em operação.

A expansão da área da ZPE Ceará foi assinada pela ex-presidente Dilma Rousseff em maio do ano passado. Com a decisão da então presidente, o empreendimento passou de 4.271,4 para 6.182,4 hectares, incorporando área de 1.911,04 hectares.

O novo espaço da Zona foi dividido por setores, sendo o Setor II Norte destinado para captar um projeto de refinaria compacta e moderna, e o Setor II Sul para indústrias dos setores calçadista, têxtil, petroquímico, metalmecânico, agroindústria, granito e alimentos.

Atualmente, integram a ZPE Ceará as seguintes empresas: Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Vale Pecém, White Martins e Phoenix do Brasil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.