Governador trata sobre refinaria com a Petrobras

Escrito por Redação ,

De posse de uma lista razoavelmente grande para tratar com a Petrobras, o governador Camilo Santana terminou o dia de ontem (18), no Rio de Janeiro - onde cumpriu agenda com o presidente da estatal, Pedro Parente -, sem definições para as demandas, segundo informou o governo. O chefe do Executivo cearense levou com ele o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, e os secretários Antônio Bahlmann (Assuntos Internacionais) e César Ribeiro (Desenvolvimento Econômico).

LEIA MAIS

.Camilo: Polo de Saúde entregue até outubro 

"Conversamos sobre assuntos como o terminal de tancagem e a unidade de regaseificação, além da refinaria no Ceará, que estamos tratando com empresas chinesas e iranianas. Investimentos importantes para o desenvolvimento do nosso estado", afirmou Camilo sem, no entanto, revelar quais os entendimentos da Petrobras para um dos projetos visados pelo governo cearense.

Todos os empreendimentos citados pelo governador já fazem parte da agenda para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Mas nenhuma novidade no que diz respeito a prazos e investimentos surgiu da reunião entre o governante e o presidente da Petrobras.

Expectativas e frustrações

Na presença do presidente da Cearáportos, empresa responsável pela administração do Porto Pecém, Camilo sinalizou que quer resolução para a questão da regaseificação feita por uma embarcação da estatal que possui um píer exclusivo no terminal. A tancagem da mesma forma, uma vez que o governo visa transferir essa planta do Mucuripe para o Pecém.

Já a refinaria de petróleo, após a grande frustração cearense com o cancelamento do projeto pela Petrobras esperado há mais de 30 anos por inúmeros governos cearenses, Camilo informou apenas que negocia uma indústria semelhante à planejada com a Petrobras com empresas da China e também do Irã.

Todos os projetos são tidos pelo governador como oportunidade de atrair investidores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.