Gol vai interligar Norte e Nordeste via Fortaleza

Além de Manaus, Belém, Salvador, Recife e Natal, Gol quer incrementar frequências para São Luís e Teresina

Escrito por Marlyana Lima* - Editora do Tur ,
Legenda: Companhias Air France/KLM e Gol realizaram coquetel para anunciar detalhes do projeto do hub de Fortaleza durante a Abav Expo Internacional de Turismo

As companhias aéreas Air France/KLM e Gol realizaram ontem (27), em São Paulo, um coquetel para anunciar detalhes do projeto de hub em Fortaleza. Celso Ferrer, vice-presidente de Planejamento da Gol, afirmou que a empresa pretende "interligar todo o Norte e Nordeste a partir de Fortaleza". Além do aumento de voos para Manaus, Belém, Salvador e Recife e nova rota para Natal, a empresa planeja uma segunda fase de expansão conectando São Luís e Teresina à Capital cearense.

"Fortaleza tem uma posição estratégica. Mas não conseguiríamos isso sem a parceria da Air France e KLM e apoio entusiasmado do governo do Estado e a prefeitura. Estudamos bastante antes de tomarmos essa decisão que sinaliza o nosso compromisso com a agenda de desenvolvimento do País e, especialmente, da região. A malha do Nordeste será reajustada a fim de gerar demanda para o Aeroporto de Fortaleza. Na sequência, serão readequados os voos de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo", afirmou Ferrer, durante abertura da edição da Abav Expo Internacional de Turismo, que acontece até sexta-feira (29).

Importância

Jean-Marc Pouchol, diretor para o Brasil da Air France, enfatizou que essa é a primeira vez que são lançados novos voos com a participação de duas companhias - Air France e KLM - ao mesmo tempo. "Isso mostra a importância do mercado brasileiro e a confiança que temos na retomada do crescimento econômico do País. Estamos aguardando autorizações administrativas e, no máximo, dentro de um mês poderemos anunciar as tarifas para os novos voos rumo à Europa. Só posso adiantar que, como a distância entre Fortaleza e a Europa é menor, os preços serão bem atrativos", informou.

Ele também reforçou que todo o processo de distribuição e comercialização de passagens será feito pela Air France.

"Nós estamos fretando a Joon para operar entre Paris e Fortaleza, mas o padrão de atendimento do passageiro será o mesmo da Air France", reiterou Jean-Marc Pouchol.

Demanda e qualificação

Sobre a demanda, Pouchol acredita que será a mesma para ambos os lados. O presidente da Gol, Paulo Sergio Kakinoff, reforçou que a redistribuição de voos e investimentos em Fortaleza fazem parte dos planos da companhia. "Queremos qualificar o hub em Fortaleza cada vez mais para que ele possa atender plenamente e cada vez melhor os passageiros. A expansão na malha será da ordem de 35%, incluindo o novo voo para Natal que não existia".

Hub é marco

Presente ao evento, o trade turístico cearense comemorou o impacto positivo que o hub terá no em toda a cadeia produtiva. Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, o hub é um marco para o Ceará. "Mas também nos impõe uma grande responsabilidade de trabalhar para que a cidade ofereça uma boa estrutura, principalmente, para seus moradores".

A secretária adjunta do Turismo, Denise Carrá, afirmou que a conquista do hub é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido com foco na atração de novos visitantes. "Mas sabemos que não se atraí os turistas sem voos diretos. A partir de agora vamos reforçar a divulgação do Estado e as capacitações".

*A jornalista viajou a convite da Abav

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.