Fortaleza entra na disputa pelo hub

Com a intenção empresa aérea de instalar no Nordeste um centro de conexões de voos, a Capital quer atrair o hub

Escrito por Redação ,
Legenda: O governador Camilo Santana apresenta à presidente da TAM, Cláudia Sender, uma revista com as potencialidades turísticas e econômicas do Ceará

Representante de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) de Fortaleza, o correspondente a R$ 7,5 bilhões, do total de R$ 37,4 bilhões referentes a todas as riquezas geradas apenas na Capital cearense, o turismo pode ser a nova referência da economia do Ceará e o novo pilar de compensação do Estado, diante da perda da refinaria de petróleo Premium II, da Petrobras. A avaliação é do secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, ao justificar os interesses dos governos municipal e estadual em atrair para a cidade o hub (centro de conexões de voos) doméstico e internacional que o Grupo Latam Airlines quer implantar no Nordeste.

Ontem, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o governador, Camilo Santana, reuniram-se com a presidente da TAM, Cláudia Sender, para conhecer as condições e as demandas da empresa para instalar o hub da companhia no Nordeste. Em meados deste mês, Sender anunciou que o grupo Latam estuda a instalação de um hub entre as cidades de Fortaleza, Natal e Recife, como forma de ampliar a capilaridade das operações das empresas do grupo no Brasil, na América do Sul e no mercado internacional, sobretudo nos destinos atendidos na Europa.

Exigências

Na reunião, Cláudia Sender apresentou demandas e fez questionamentos sobre a infraestrutura aeroportuária (pista, pátio de aeronaves e terminal), a capacidade hoteleira da cidade e de transporte e acesso até o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Com a instalação do hub, interlocutores do governo do Estado presentes no encontro informaram que a TAM passará a operar 13 voos internacionais diários e ampliar de dez para 19 voos domésticos, todos os dias, na cidade contemplada com o novo terminal da companhia. As operações do novo centro de conexões, no entanto, serão realizadas com a mesma frota que o Grupo Latam já tem contratada.

Disposição

Além da perspectiva de incremento do fluxo turístico no Estado, a prefeitura disputa o equipamento com Natale Recife, diante da perspectiva de geração de oito mil a 12 mil empregos novos na cidade e no Estado. Para a reunião, Camilo Santana levou os secretários da Fazenda e do Turismo, Mauro Benevides Filho e Arialdo Pinho, respectivamente, e ainda o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, numa demonstração de disposição em atrair o empreendimento.

Cada um em sua área foi conhecer de perto as exigências da TAM, que já goza no Ceará de incentivos fiscais, como redução de ICMS no preço dos combustíveis de aviação - o que teria viabilizado o voo direto Fortaleza/Miami -, dentre outros benefícios concedidos na instalação de um centro de manutenção de aeronaves da aérea, em Aracati.

Os incentivos concedidos para o voo Fortaleza/Miami/Fortaleza já foi uma demonstração de interesse do governo do Estado (em promover o turismo), disse um assessor do gabinete do governador. "O que a prefeitura e o governo do Estado puderem fazer e conceder de desoneração (de tributos) para atrair o hub, farão", acredita Nogueira.

Na oportunidade, o governador apresentou uma revista com os diferenciais turísticos e estruturais do Estado, destacando, sobretudo, a posição geográfica de Fortaleza, em relação à Europa e aos Estados Unidos. Outros encontros deverão ocorrer. A previsão é que a decisão da TAM sobre a cidade a ser escolhida só será anunciada em dezembro, para que logo em seguida tenha início a implementação do hub, cuja operação está prevista para iniciar em dezembro de 2016.

Carlos Eugênio
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.